Geral

Chuva causa estragos em municípios da região

Foto: Suham Dellatore/Notisul

Foto: Suham Dellatore/Notisul

O cenário de algumas cidades da região na manhã de ontem era preocupante. Ruas alagadas, moradores com dificuldade para sair de suas casas… Bastou pouco mais de doze horas consecutivas de chuva para a situação piorar.

Os municípios do Vale (Grão-Pará, Braço do Norte e Orleans) foram os mais prejudicados na região. Até mesmo granizo em localidades isoladas do sul do estado foi registrado. 

“Devido ao clima adverso de ontem e a quantidade considerável de chuva, dezenas de ruas e avenidas ficaram intransitáveis. Não houve vazão, precisamos verificar alguns pontos mais atingidos para começar os trabalhos de melhoria”, explica o secretário de obras da prefeitura de Braço do Norte, Salésio Meurer. Também houve alagamentos em Laguna.

Troca de tubulação e limpeza das caixas são atividades que devem começar ainda hoje na cidade. “Com esta intensa quantidade de água, conseguimos analisar quais os pontos precisam de reparos. Isso precisa ser evitado, nosso povo não pode sofrer com alagamentos”, pretende o secretário.

Durante todo o dia de ontem, integrantes da Defesa Civil de Orleans ficaram em alerta para evitar maiores danos. Ainda não foram contabilizados os prejuízos. Várias localidades do bairro Samuel Sandrini estavam embaixo d'água. A rua Eurico Damásio foi uma das mais atingidas. Algumas residências foram abandonadas pelos moradores devido à invasão da água barrenta.

O Corpo de Bombeiros de Orleans ajudou algumas vítimas. Conforme o Jornal Notisul, a chuva deu uma trégua no fim da manhã e a tendência, segundo os meteorologistas, é que o tempo melhore a partir de hoje.

Ruas de Tubarão ficaram alagadas

A chuva forte de ontem também causou alagamentos em alguns pontos considerados problemáticos de Tubarão. O secretário de proteção e Defesa Civil da prefeitura da Cidade Azul, Rafael Marques, visitou as vias e pontos mais críticos. “Devido a passagem de uma frente fria durante a manhã, choveu cerca de 30 milímetros. Nada de anormal foi constatado. A tendência é que o tempo melhore para amanhã (hoje) e fim de semana”, tranquiliza Rafael.

Segundo informações dos meteorologistas da Epagri/Ciram, um intenso sistema de baixa pressão no estado, associada a uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, causou temporais com chuva forte, granizo e ventania na maioria das regiões de Santa Catarina. As rajadas de vento estiveram associadas aos temporais.