Aniversário

Colégio michel completa 58 anos

22 de Setembro de 2013 - 10:29:13 4 Imprimir

No dia 25 de setembro o colégio Michel comemora 58 anos de fundação e 158 anos de sua fundadora Madre Teresa Grillo Michel. Para abrir as comemorações será realizada neste domingo dia 22, uma missa na igreja São Paulo Apóstolo, às 19horas, com a presença de profissionais, professores, alunos e familiares. Além da procissão de entrada as intenções serão especiais. Cada aluno levou para a casa um bilhete solicitando que fosse anotado um agradecimento ou um pedido. Todos serão colocados numa caixinha que será levada para a missa.

Durante a semana todas as séries do infantil ao médio irão trabalhar o tema por meio de diferentes atividades, mas com o mesmo objetivo que é enfatizar esses 58 anos educando com amor para o desenvolvimento integral do ser humano. E também para lembrar a história da Madre Michel, exemplo de dedicação e solidariedade.

A partir de segunda-feira a decoração no hall de entrada da escola será alusiva à data, haverá exposição de trabalhos dos alunos, exposição de alguns uniformes antigos, fotos antigas, e painel com fotos de pais que estudaram no colégio e que hoje seus filhos também estudam.

De acordo com a diretora Irmã Maria do Socorro cada aniversário significa a continuação da história sem perder a essência da espiritualidade, valores e ao mesmo tempo abrir-se ao novo firmando cada vez mais uma parceria entre escola, família, sociedade e mundo.

História do Colégio

O colégio Madre Teresa Michel foi fundado em 1955 pela Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providencia. Durante os primeiros cinco anos de atividades funcionou precariamente no prédio destinado ao Colégio Rural, que ainda se encontrava em construção e, atualmente, abriga a Escola Estadual Marcos Rovaris.

A época, o espaço foi cedido pelo governo do Estado até que a Congregação construísse um prédio próprio em terreno doado pela Prefeitura Municipal.

Depois de muito trabalho e dispendiosos esforços pela falta de recursos, em 1956, crianças e jovens passaram a freqüentar o novo e promissor educandário, primeiro curso ginasial de Criciúma, autorizado pela Portaria da SEE - n. 235 de 23/01/1956.

Em 18/03/1957 realizou-se uma missa em ação de graças pelo lançamento da pedra fundamental do atual prédio do Colégio Madre Teresa Michel localizado a Rua Joaquim Nabuco – n. 1015. A solenidade foi animada pela Banda Cruzeiro do Sul e contou com a presença de autoridades locais, professores, alunos, e demais cidadãos da comunidade criciumense.

Em outubro de 1957, ampliam-se as atividades educativas e implanta-se o Ensino Normal do 2º Ciclo para a formação de professores, que em 1960 diplomou as 35 professoras de sua primeira turma.

A atual sede do Colégio Madre Teresa Michel foi inaugurada em 24/09/1961.

Sobre a Madre Teresa Grillo Michel, fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência

Nasceu em Alessandria, em 25 de setembro de 1855. Casou-se em 02 de agosto de 1877 vivendo dias felizes, embora não tenha tido filhos. Após ficar viúva, rica e sem filhos sentiu-se só e envolta em muito sofrimento. Buscando a superação entrega-se a oração. A partir, de então, reinicia sua vida com um novo programa: “Eucaristia e Pobres” e, se dedica inteiramente aos pobres e necessitados.

Posteriormente, atendendo ao apelo da Eucaristia Eclesiástica, funda ä 08 de janeiro de 1899 a “Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providencia”. Foi beatificada em Turim – Itália no dia 24 de maio de 1998.

A sua obra foi traduzida pelo carisma: “O ABANDONO À DIVINA PROVIDENCIA NO SERVIÇO AO NECESSITADO”.

A Congregação fundada pela Madre Teresa Michel, como hoje é conhecida, cresce e se expande por diversos países, entre eles: Itália, Brasil, Argentina, Índia e Polônia.

Teve uma vida marcada por atitudes de fé, esperança e caridade. Faleceu em 25 de janeiro de 1944, no entanto, seu carisma permanece vivo e atuante no Colégio Madre Teresa Michel e, em tantas outras obras,construídas e mantidas por meio do trabalho e dedicação de suas filhas ligadas ä Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providencia.

Colaboração: Graziela Caldas 

Indique está notícia: Imprimir
Fone/Fax: (48) 9692-2444 / (48) 9692-2425 / (48) 9974-0192

Rua Walter Vetterli, 742 - Centro - CEP 88880-000
Lauro Müller - Santa Catarina