Geral

Com a chegada do frio, cuidados com a saúde devem aumentar

Mesmo em casos de resfriados leves, médicos devem ser consultados

Foto: Divulgação/Reprodução Internet

Foto: Divulgação/Reprodução Internet

Com a chegada do frio rigoroso, os cuidados com a saúde devem ser cada vez maiores. Isso principalmente para pacientes que têm problemas respiratórios, idosos, cardíacos e hipertensos. O médico pneumologista Celso Menezes explica que as vacinas da gripe e da pneumonia – “sim, hoje em dia já existe a vacina contra a pneumonia”, explica ele – devem estar sempre em dia, ano após ano.

Depois de tomadas as vacinas, a pessoa deve ter o cuidado de sair de casa sempre bem agasalhada, para não correr o risco de sentir frio na rua. Também é importante que grandes aglomerados públicos sejam evitados, assim como ambientes fechados. “O grande risco do inverno é o ambiente fechado, pois as bactérias e vírus acabam ficando no ar. Se não for possível evitar, é preciso que as pessoas tentem ventilar ao máximo o ambiente”, diz Menezes.

O pneumologista alerta também para o uso do álcool em gel. Menezes afirma que sempre que uma maçaneta de porta for manuseada, ou um corrimão for tocado, por exemplo, é importante que o álcool em gel seja utilizado na sequência. “Isso evita o contágio do vírus do resfriado comum, que é o maior desencadeador das crises asmáticas”, comenta.

Segundo o site Engeplus, assim como a higiene com as mãos, a alimentação deve ter uma atenção especial. “Depois que a pessoa já estiver gripada, deve procurar repouso e alimentação calórica, para ter resistência. Além disso, é importante estar hidratado, porque o Inverno desidrata. O ideal, também, é que o paciente sempre vá ao médico para ser avaliado, pois os sintomas de resfriados comuns e da Influenza são bastante parecidos”, argumenta o médico.