Geral

Com chegada de estacas, trabalhos são retomados na ponte de Congonhas

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

As novas estacas centrifugadas que irão manter a estrutura da ponte sobre o Rio Congonhas chegaram ontem no local da obra. O batedor, que será usado para colocar as estruturas, também já está operando no local. Conforme o jornal Diário do Sul, ontem, o secretário regional Jairo Cascaes vistoriou os trabalhos da construção sobre o Rio Congonhas, que tem recursos 100% do governo estadual, através do Fundo Social, de R$ 1,5 milhão. A previsão de término é para dezembro.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, da empresa Souza e Esmeraldino, Fábio Barrios, serão utilizados 26 metros de estacas do lado de Tubarão e 42 metros de estaca do lado de Jaguaruna. Nesta semana o trabalho de estaqueamento se intensifica.

“O importante é que a obra não está parada. A parte de pré-moldados da ponte também está sendo confeccionada. Em 20 dias essa parte de colocação de estacas já estará concluída. Temos acompanhado de perto a obra”, destaca o secretário regional.

A empresa que fez o projeto da obra teve que refazer os cálculos para o estaqueamento depois que, pelo lado de Jaguaruna, as estacas que estavam sendo colocadas atingiram uma profundidade além do que estava previsto. Ou seja, deveria ir até 26 metros e estavam atingindo cerca de 42 metros.

A ponte de concreto terá duas pistas, com 64 metros de comprimento e 8,9 metros de largura; duas passarelas para pedestres, com 1,1 metro de largura, num total de área construída de 596 metros quadrados.

A construção da ponte de concreto sobre o Rio Congonhas, no limite entre os municípios de Tubarão e Jaguaruna, terá 64 metros de comprimento e 9 metros de largura, com duas pistas de rolagem, e deve ser concluída em seis meses. Haverá duas passarelas para pedestres com largura de um metro, num total de área construída de 569,60m².