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Com vigas instaladas, viaduto de Laguna recebe concretagem de pista

Foto: Muriel Ricardo Albonico/ Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/ Dnit-SC

Com as 48 vigas já instaladas, o viaduto de acesso Sul a Laguna (SC) tem a estrutura definida e pronta para avançar. Em dois vãos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do consórcio Setep-Setorsul, tem as pistas concretadas e agiliza o término dos guarda-corpos (proteção lateral de pista) e guarda-rodas (proteção central). No terceiro e quarto vãos, segue a instalação das pré-lajes, peças bases para amarração do ferro estrutural e ancoragem do concreto usinado.

A finalização dos trabalhos de içamento e instalação das vigas aconteceu na sexta-feira, 9. A estrutura faz parte do conjunto de obras de arte especiais (OAEs) pertencentes ao lote 1 da travessia urbana lagunense. Ainda serão construídos o viaduto de acesso Norte a Laguna, pelo bairro Barbacena e a passarela no km 312,2, em Cabeçuda. Uma passagem para pedestres está concluída em Barranceira, próximo ao km 310.

O consórcio executará, também, a concretagem das baias de ligação entre o talude aterrado e a estrutura do viaduto. A cabeceira Norte tem a primeira capa asfáltica instalada e, na cabeceira Sul, seguem trabalhos de depósito e compactação de aterro. A passagem será a principal ligação entre a BR-101 Sul catarinense e o centro da cidade de Laguna.

Os trabalhos no viaduto seguem paralelos a mais três outras frentes de obras. A primeira está localizada próximo ao km 309, onde a pista antiga é adequada aos novos padrões da duplicação da BR-101 Sul. Outra frente instala as unidades de “terra-armada”, placas de concreto que servem de contenção para o aterro compactado, próximo ao km 312. A terceira frente concentra trabalhos em vias laterais, em todo o trecho entre o km 308 ao km 312,9.

Atenção! – Os pedestres que circulam próximos à construção não devem cruzar a rodovia pela frente de obras. Nesse local há máquinas pesadas, caminhões e trabalhadores em trânsito constante, o que possibilita risco de acidentes àqueles que não pertencem ao quadro funcional da construção. Para travessia segura, é preciso usar a passagem de pedestres exclusiva, indicada e sinalizada no canteiro, respeitando o local determinado pelas construtoras ou observar o melhor local para travessia da pista, em trecho em que os motoristas possam visualizar a travessia anteriormente.

O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertam para os cuidados que os motoristas devem ter ao trafegar pela BR-101 Sul catarinense em aglomerados urbanos, onde há movimentação de pedestres. Essa movimentação é maior próximo de escolas, centros comunitários, templos religiosos, equipamentos de travessia segura (passarelas e passagens inferiores), postos de saúde, oficinas mecânicas, comércio e postos de combustíveis.

Para evitar acidentes, redobre a atenção quando for dirigir pela BR-101 Sul. É importante respeitar a sinalização na rodovia, principalmente dos trechos com desvios em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Não ultrapasse os limites de velocidade indicados. Mais informações de segurança na rodovia através do Serviço de Atendimento ao Usuário 0800 6030 101 ou pelo site www.101sul.com.br.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/ Dnit-SC