Geral

Começa a colheita de figo em Urussanga

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Pouco cultivado na região, o figo tem a safra concentrada na comunidade de Linha Rio Maior, em Urussanga. A colheita dos 6 mil pés do fruto iniciou esta semana, na propriedade do empresário João Otávio De Pellegrin, de 71 anos,e deve seguir até meados de março. Toda a produção, cultivada em oito hectares, é destinada à produção de doces caseiros.

Há nove anos, Pellegrin resolveu realizar um sonho de criança. "Minha mãe tinha pés de figo plantados em casa e sempre gostei muito. Como eu me desfiz da criação de gado Jersey e já possuía as pastagens,decidi investir nos figos",comenta o produtor em entrevista para o site Clicatribuna. Com a orientação da Epagri, ele começou o cultivo e o experimento das melhores variedades. "Também trouxe umas mudas do Líbano e, com o cuidado do solo, o fruto deu certo aqui", comemora.

Cerca de 10 mil potes serão produzidos

De acordo com o produtor, a poda das figueiras é fundamental para o bom desenvolvimento dos frutos, o que deve ser feito entre os meses de junho e julho. "O figo nasce rápido. Depois de plantado,em dois anos, os pés já começam a produzir", explica.

Um dos diferenciais do produto de Pellegrin é a não utilização de agrotóxicos. "Temos um produto 100% natural. Mesmo os demais produtos incluídos para produzir as geleias,como a noz, são cultivados na propriedade", acrescenta a gerente da Pousada Vale dos Figos, Fernanda De Pellegrin. 
Aproximadamente 10 mil potes de geleia serão produzidos durante esta safra – considerada boa – e comercializados na região.

A expectativa é colher cerca de cinco a dez toneladas da fruta. "Grande parte do fruto vendido para os supermercados da região vem de outras regiões do país, como Valinhos, em São Paulo, uma das regiões de maior produtividade. Nossa produção não atenderia à demanda, por isso optamos pelas geleias", explica Pellegrin.

Além das geleias de figo, são produzidos doces de banana, goiaba e abóbora. Figos deram nome à pousada A plantação de figo ocorre na mesma propriedade da Pousada Vale dos Figos. Há seis anos, o empresário investiu no setor hoteleiro, que tem como um dos principais atrativos o figo. Os visitantes podem conhecer ainda a fábrica de doces. Situada em uma área de preservação ambiental, a pousada possui belezas naturais, entre elas, cachoeiras, pássaros e plantas exóticas.