Geral

Comissão é formada para estruturar Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

Cocal do Sul reuniu quase 100 pessoas para discutir a política dos direitos do Idoso e a formação da Comissão para a criação do Conselho Municipal do Idoso. O evento foi realizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social. Ele aconteceu nesta semana no auditório da Igreja Matriz e contou com a participação do Prefeito, Ademir Magagnin e da primeira-dama, Maria de Fátima Dajori Magagnin, da vice, Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretária de Assistência Social, Sinara Crippa Milanez e da coordenadora do grupo de idosos, Zuleide Maximiano.

Duas palestras foram proferidas durante o encontro. Elas foram ministradas pela integrante do Conselho Estadual do Idoso, Maria Inês Conti Victor e pela Advogada da Comissão do Idoso da OAB, Andréia Bertoncine.

Segundo Sinara os desafios trazidos pelo envelhecimento da população têm diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir ao idoso a sua integração na comunidade. “O envelhecimento da população influência o consumo, a transferência de capital e propriedades, impostos, pensões, o mercado de trabalho, a saúde e assistência médica, a composição e organização da família. É um processo normal, inevitável, irreversível e não uma doença. Portanto, não deve ser tratado apenas com soluções médicas, mas também por intervenções sociais, econômicas e ambientais. O enfretamento da violência contra o idoso também chama a atenção e reflete no acompanhamento do município”, destaca a secretária.

Para a viabilização e concretização do intuito da palestra, ao final do encontro uma comissão foi formada para a criação do projeto de lei que estruturará o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso no município. Eles será composto pelo governo municipal, sociedade e idoso.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

 

 

[soliloquy id=”87700″]