Geral

Comissão Regional do Carvão realizou a primeira reunião de 2014 em SC

Foto: Laís Mari Rabelo

Foto: Laís Mari Rabelo

Aconteceu na última sexta-feira (14) nas dependências do Siecesc em Criciúma a primeira reunião de 2014 da Comissão Regional do Carvão Mineral – CRSM. A comissão foi formulada pela Delegacia Regional do Trabalho – DRT, agora chamada de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina – SRTE/SC com objetivo de implantar a Norma Regulamentadora – NR 22, que trata da Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração.

A CRSM foi proposta em 2001, através da Portaria 2038 do MTE, sendo reformulada em 2013, e tem como principais atribuições: estudar e propor medidas para o combate aos acidentes e doenças relacionados ao trabalho e a melhoria das condições e ambientes de trabalho na mineração; propor estudos e realizar debates visando o aperfeiçoamento permanente da NR 22, de normas técnicas e de procedimentos a serem adotados no setor mineral; acompanhar a implementação do disposto na NR 22 nas empresas apresentando subsídios à SRTE/SC visando o aperfeiçoamento da sua aplicação; propor e realizar campanhas de prevenção de acidentes para o setor mineral, reunir informações e dados sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho na mineração.

A comissão conta com representantes das carboníferas, de sindicatos, do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/SC. Na última reunião foram apresentados dados do setor na região. Um dado relevante foi a crescente demanda por mão de obra, a grande maioria sem experiência, provocando preocupações com relação a grande probabilidade de aumento no número de acidentes de trabalho. Outro assunto abordado foi a questão da rotatividade de funcionários. “O trabalhador precisa ser mais bem orientado antes ir ao subsolo, pois muitos desistem assim que se deparam com a função”, observa o representante da SRTE/SC o chefe do setor de segurança e saúde do trabalhador, Roberto Lodetti.  A próxima reunião será dia 7 de março.

Colaboração: Laís Mari Rabelo