Saúde

Consultora do Ministério da Saúde participa de atividade na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Responsáveis por evitar doenças e a mortalidade infantil, o leite materno e o ato de amamentar são elementos indispensáveis para saúde e fortalecimento do vínculo de mães e filhos. Em busca de profissionais mais capacitados para atender gestantes e bebês na rede pública, o Governo Municipal, por meio da Secretária Municipal de Saúde, proporcionou a pediatras, enfermeiros e demais médicos uma palestra com a consultora do Ministério da Saúde Keiko Miyasaki Teruya, nesta quarta-feira (6), no Salão Ouro Negro, Paço Municipal Marcos Rovaris.

Formada em pediatria e com especialização nos Estados Unidos em lactação, a médica paulista veio a Criciúma para participar da programação do município para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que teve início na sexta-feira (1º) e se estende até amanhã (7). Conforme a gerente de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Milanez, a palestra, incluindo dinâmicas em grupos, tem como objetivo motivar e promover o aleitamento. “Os pontos de abordagem são a importância do aleitamento materno, os primeiros anos de vida, o crescimento e desenvolvimento e também a humanização do atendimento”, frisa. 

A humanização do profissional de saúde é destacada por Keiko, que na abertura do encontro dividiu os participantes em grupos para que refletissem e defendessem a importância da amamentação. “Enquanto todo mundo está preocupado em cuidar da natureza, muitas vezes o ser humano esquece de cuidar dele mesmo. A agressão já inicia quando o bebê é retirado das entranhas da mãe e a humanização do serviço faz a diferença em auxiliar no cuidado com a mãe e com a criança”, ressalta.

Conforme Keiko, é comprovado por pesquisas que a amamentação é a ação mais barata e efetiva para diminuição de doenças e mortalidade tanto infantil quanto adulta, contendo em si tudo que a criança necessita para crescer de forma saudável. A pediatra defende que esse vínculo entre mãe e filho nos primeiros meses influencia na saúde dos próximos anos de vida. “O amor materno não é uma coisa instintiva, porque se fosse não teria tantas crianças abandonadas e mal tratadas. O ato de amamentar é a primeira lição de amor, pois como a criança esta grudada no peito, a mãe precisa olhar para ela toda vez que vai amamentar”, avalia.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Conti, afirmou que o foco da ação é conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação. “Nós procuramos trazer um profissional de nível mundial para difundir o conhecimento com o intuito de que eles cheguem ao serviço de ponta, proporcionando maior conscientização entre as gestantes. Queremos instruir a população desde a nutrição até a imunização orgânica para poder então reduzir o índice de morte materno e infantil em Criciúma”, ressalta Conti.

A palestra com a doutora Keiko Teruya continua também no período da tarde. Conforme a gerente Ana Paula, enfermeiros que não estiveram presentes durante a manhã, terão a oportunidade de prestigiar a ação durante este turno também.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”79708″]