Geral

Contemplados do Residencial Turim serão esclarecidos sobre normas e procedimentos para a mudança

Empreendimento tem previsão para ficar pronto no início de setembro vai contemplar 208 famílias

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Buscando informar os contemplados do Residencial Turim sobre a conclusão das obras e prestar demais esclarecimentos, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará uma reunião dia 21, às 19h, no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O projeto é uma parceria com a Caixa Econômica Federal (CFE) e o encontro tem por objetivo orientar sobre as normas da habitação tirando dúvidas dos futuros moradores.

De acordo com a assistente social, Pauline da Silva Paulo, 208 famílias foram contempladas para residir no local, o que significa um benefício para mais de 500 pessoas. “Sendo um casal o número de pré-selecionados já dobra. Há 15 meses essas famílias vêm sendo acompanhadas por toda equipe de assistência social para fornecer a eles todas as informações necessária sobre o residencial”, afirma.

As obras de conclusão do empreendimento, localizado na Rua das Orquídeas, no bairro Argentina, estão previstas para o início de setembro. Conforme a assistente, a entrega atrasou por conta do tempo chuvoso, que prejudicou as obras. Entre os debates específicos da reunião estarão regras de convivência entre os contemplados e também sobre o financiamento com o banco. “A renda da pessoa não pode passar de R$ 1.600 e ela também não pode ter dívidas no banco”, adianta Pauline.

Segundo o superintendente regional da Caixa, Altamir Durli, o residencial, feito em térreo mais três andares, possuirá 13 blocos e todos os 208 apartamentos possuem dois quartos de aproximadamente 42m². “Haverá também vaga de estacionamento para cada um, salão de festa e playground. Todos os apartamentos são adaptáveis para portadores de deficiência física e terão medida de água individual”, informa Durli.

Todas as famílias selecionadas cumpriram seis critérios avaliativos para a aprovação também da Caixa. Pauline afirma que três deles são de cunho federal e três municipais. São contemplados pelos critérios federais famílias cujas mulheres são responsáveis, em que há membros portadores de algum tipo de deficiência e a família tem que ser residente de áreas de risco, insalubres ou ter ficada desabrigada.

Nos critérios municipais foi necessário que as pessoas selecionadas residissem em Criciúma há pelo menos 5 anos, morassem próximos ao empreendimento e que as famílias se encontrassem em situação de vulnerabilidade. Futuramente haverá mais duas reuniões que definirão os demais procedimentos do Residencial Turim. A primeira será quanto ao sorteio dos apartamentos e a segunda será para a assinatura de contrato.

Colaboração: Denise Possebon