Segurança

Corpo de adolescente é encontrado no Rio Alto São Martinho

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O corpo de Luiz Fernando Bechtold, de apenas 15 anos, foi encontrado ontem, por volta das 9 horas. O adolescente se afogou na tarde de domingo, por volta das 15h30min, no Rio Alto São Martinho, na região do Vale.  
 
Ele estava com quatro amigos quando entrou na água, chegou a pedir socorro e desapareceu. Conforme algumas testemunhas, Luiz pode ter sofrido uma cãibra, já que sabia nadar. A procura pelo jovem seguiram até as 20 horas.
 
As buscas foram retomadas ontem pela manhã por três mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão, Laguna e Armazém. O corpo do jovem foi encontrado a três metros de profundidade – nas proximidades da ponte pênsil -, e foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) da Cidade Azul. Luiz morava no bairro Gabiroba, em São Martinho.  
Bombeiros alertam para os banhos em rios.
 
De acordo com o jornal Notisul, as pessoas que têm o costume de se banhar em rios devem tomar alguns cuidados, conforme indicam os bombeiros militares. O primeiro é ter noção de natação e, mesmo assim, os imprevistos podem ocorrer.  
 
Outra dica é observar a geografia do local. Áreas internas de rios que possuem declives maiores são as mais perigosas. Evitar nadar perto de vegetação também é um risco, pois pode entrelaçar a pessoa e a deixá-la presa.
 
Um conselho ainda é não mergulhar após a prática de atividades laborais ou físicas, porque a alteração do batimento cardíaco pode facilitar um caso de afogamento. Manter a água abaixo da cintura é primordial e nunca ficar sozinho nestes lugares, especialmente os isolados.