Geral

Crianças da Turminha do Futuro conhecem transporte público de Criciúma

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Iniciou nesta semana a 5º unidade do ano de 2014 da Turminha do Futuro, um projeto promovido pelas empresas de transporte coletivo urbano que integram a Associação Criciumense de Transporte Urbano – ACTU.

O tema desta unidade foi o Transporte Público de Criciúma. Na quinta-feira (7), os alunos do 4º ano da Escola Municipal Clotildes Lalau do bairro Renascer, de Criciúma, foram informados sobre os tipos de ônibus que circulam pela cidade na empresa Critur, como funciona o sistema de bilhetagem do transporte na Associação Criciumense de Transporte Urbano – ACTU e estiveram na garagem da empresa Expresso Forquilhinha, onde conheceram a infraestrutura da empresa, como a segurança e a manutenção dos ônibus.

Para a moradora do bairro Renascer Isabel Nazário, de 13 anos, esse foi o melhor passeio da Turminha do Futuro. “Hoje aprendi que não podemos riscar os bancos e se encontrarmos alguém fazendo isso temos que avisar os responsáveis”, comenta. A 5º unidade do projeto se estende até o dia 27 deste mês. Ao todo, são oito escolas participantes da Turminha do Futuro.

“A escola do bairro Renascer foi a nossa segunda instituição nesta unidade. A próxima unidade será sobre a Cultura e o Turismo da cidade. O projeto finaliza em novembro, sendo que os resultados serão apresentados nos dias 12 e 13”, comenta a pedagoga, Marlene Marcos Larangeira, que acompanha os alunos. Para uma das diretoras da Expresso Forquilhinha, Ilka Barato, o projeto planta uma conscientização nas crianças que no futuro será colhida.

“Conscientizamos esses alunos para que eles se tornem cidadãos do bem. Esse é o objetivo da empresa, ou seja, contribuir para o crescimento das crianças”, comenta. Durante o passeio, os alunos ficaram informados sobre a quantidade de usuários do transporte coletivo da cidade.

Passam pelos três terminais e circulam pelos 125 ônibus do município, em média, 44 mil usuários do transporte público. Os alunos também ficaram informados sobre a história do transporte coletivo da cidade. A estudante Emili Vitória de Souza, de 13 anos, gostou de conhecer a manutenção dos ônibus. “Passei por baixo de um ônibus e nunca tinha visto. Foi muito legal. Vamos esperar a próxima viagem”, comenta.