Educação

Crianças do Centro Educacional Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha vão ganhar brinquedoteca

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

As crianças do Centro Educacional Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, de Maracajá poderão contar, em breve, com uma brinquedoteca. O projeto foi possível por meio de arrecadação de recursos para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O projeto brinquedoteca tem como objetivo oferecer um espaço lúdico para o educando, proporcionando a elas a aprendizagem, aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável. O desenvolvimento deste projeto está sendo viável graças as doações já realizadas por algumas empresas para o FIA no ano de 2013.

Segundo a responsável pelo projeto, Bruna dos Santos, o primeiro passo foi a aprovação do projeto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), depois iniciou-se a procura de empresas e pessoas físicas dentro e fora de Maracajá que se dispuseram a doar para o FIA e assim "nasceu" a briquedoteca. "No ano de 2013 foi arrecadado cerca de R$ 30 mil para dar início ao projeto que será executado em 2014", explica.

Cerca de 150 crianças de 3 meses a 3 anos e 11 meses vão desfrutar da brinquedoteca. "Será um espaço específico para a criança brincar livre, mas sempre orientada e organizada de forma que os objetivos da educação infantil como construção da identidade e desenvolvimento da autonomia, sejam alcançados", destaca Bruna.

A compra dos materiais serão feitas por meio de licitação pela prefeitura de Maracajá e a previsão para a entrega oficial da brinquedoteca é março. "O Centro Educacional terá um espaço para estimular a criança, possibilitando acesso a uma grande variedade de brinquedos", completa Bruna.

O que é o FIA?

Instituída há mais de 15 anos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o FIA é uma conta bancária administrada pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A fonte de arrecadação é a doação de parte do imposto de renda devido, com possibilidade de dedução integral do valor doado, desde que não ultrapasse 6% do imposto devido, em se tratando de pessoas físicas e 1% sobre o lucro real no caso de empresas, que será destinado unicamente ao custeio de projetos voltados ao atendimento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.

Muito mais que filantropia, uma doação ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente se constitui num ato de cidadania, que não pesa no bolso do doador e pode trazer enormes benefícios às crianças e adolescentes residentes no município permitindo ainda o efetivo controle da correta utilização dos recursos públicos correspondentes.

As entidades ou pessoas físicas que queiram fazer doações devem procurar o setor de Tributos da prefeitura de Maracajá das 13h às 19h ou pelo telefone (48) 3523 1111 com Bruna.  Os valores são depositados na conta corrente do FIA CNPJ 18687626/0001-83 cc 9000-X, agência 5326-0.

Colaboração: Itaionara Recco