Geral

Criciúma homenageia 150 anos de Coronel Pedro Benedet

O imigrante italiano foi um dos primeiros colonizadores de Criciúma em 1880.

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

O trabalho, a religião e a família foram o tripé a dezenas de imigrantes italianos que desembarcaram em Santa Catarina há centenas de anos. Entre estes europeus estava Pedro Benedet, jovem e desbravador que enfrentou o desconhecido, dando origem a Criciúma em meados de 1880. Para comemorar os 150 anos de nascimento de Pedro, que ocorre nesta segunda-feira, 6 de janeiro, quando também se comemora os 134 anos de colonização do município, foi inaugurado, na manhã deste sábado (4), um busto em sua homenagem, na Praça Vitorio Veneto, no Centro. 

O prefeito Márcio Búrigo e o vice prefeito Verceli Coral estiveram juntos à família no ato. Para o chefe do Executivo Municipal é uma honra poder prestigiar tal homenagem, tendo em vista que Criciúma deve à bravura daquele jovem que com 16 anos, que saiu da colônia de Urussanga para descobrir novas terras. “Precisamos nos orgulhar com esta história de trabalho árduo, que trouxe desenvolvimento e tornou hoje Criciúma uma das maiores cidades de Santa Catarina”, destacou Búrigo. 

Além de liderar o grupo que deixou a colônia, Pedro Benedet carregou títulos importantes para a história do município, sendo o primeiro presidente da Câmara de Vereadores, fundador de uma das carboníferas da cidade, que trouxe grande desenvolvimento econômico, fundador do extinto Jornal O Mineiro, além de ser também agente postal na época. 

Benedet também ficou conhecido como Coronel, título que, segundo sua neta direta, que durante anos foi professora na cidade, Gilda Benedet, foi conquistado por ser desde jovem um líder dos colonos recém chegados ao Brasil. “Eu me orgulho de hoje, com 81 anos, morar em uma rua que leva o nome do meu avô. Tive a felicidade de conviver com ele na minha infância  e tenho muitas lembranças gratificantes”, disse Gilda. 

A festa da família Benedet continua neste domingo (5), quando são esperados mais de 600 descendentes vindos de Estados como o Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de diversas cidades de Santa Catarina . O 2º Reduno da Famiglia Benedet ocorrerá na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão. Durante todo o dia a cultura italiana estará em evidência, além da missa que será celebrada na língua da pátria de origem dos Benedet. Ao meio dia todos vão saborear comidas do país europeu. 

Segundo o coordenador geral do Reduno, Itamar Benedet, é um orgulho celebrar a memória dos antepassados e poder contar tantas histórias lindas a cada novo descendente. “Será um dia maravilhoso na companhia de pessoas que, mesmo morando em lugares distantes, carregam nosso sangue”, acrescentou Itamar.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC