Esporte

Criciúma na contagem regressiva para a Olimpíada das Apaes

Cerca de mil pessoas estão envolvidas na competição, os jogos serão realizados em Criciúma, de 14 a 18 de setembro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os últimos detalhes da organização da 20ª Olimpíada Estadual das APAE´s estão sendo ajustados em Criciúma. A cidade recebe pela primeira vez o evento, que é promovido a cada três anos. De 14 a 18 de setembro, em torno de 1000 pessoas, entre atletas, professores e acompanhantes, de 17 regiões catarinenses, vão estar envolvidas nas disputas.

Quase todos os 295 municípios catarinenses vão ter atletas no evento, conforme as expectativas do presidente da APAE de Criciúma, Luiz Sidney Citadin. Nas quadras, pistas, canchas e no tênis de mesa, os competidores com deficiência intelectual e múltipla que frequentam as 190 APAE´s do Estado levarão as cores de suas regiões. “Nossa cidade foi contemplada graças à estrutura adequada para eventos de desse porte, como vem ocorrendo em outros eventos esportivos, como os Jogos Abertos, por exemplo. O movimento apaeano acredita muito no esporte como fator de inclusão e ferramenta para que os alunos ultrapassem os próprios limites”, enaltece Citadin.

O evento é uma parceria entre a Federação Catarinense das APAE´s, a APAE Criciúma, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e o Governo de Criciúma, por meio da Fundação Municipal de Esportes – FME.

“Estamos empenhados para que essa seja a melhor edição já realizada em Santa Catarina. Esse é mais uma dos tantos eventos esportivos que Criciúma recebe. Temos uma estrutura bem preparada para competições esportivas e, mais uma vez, fazemos questão de receber da melhor maneira todos esses atletas”, destaca o presidente da FME, Renato Valvassori.

Para o prefeito, Márcio Búrigo, sediar a Olimpíada das APAE´s é um privilégio para o município. “Sou grato em poder contribuir para a realização de mais um grande evento esportivo em nossa cidade. O significado dessa competição vai muito além das disputas. Durante as provas vamos ver inúmeros exemplos de superação. Será, sem dúvidas, uma das mais emocionantes competições que já sediamos. É nossa obrigação acompanhar esses atletas que, antes mesmo das provas, já são verdadeiros campeões”, enaltece o prefeito.

Cinco locais sediarão os confrontos nas provas de atletismo, basquete, bocha (raffa vollo e paraolímpica), handebol, futsal e tênis de mesa. A delegação da região carbonífera conta com 60 atletas, 11 deles do município anfitrião. “Os atletas e as equipes que alcançarem os melhores resultados terão direito de disputar a Olimpíada Nacional”, informa a vice-presidente da APAE de Criciúma, Neiva Mezzari.

A idade mínima dos participantes inscritos é 12 anos. “Para dar condições proporcionais de disputa, cada atleta recebe um índice de classificação e concorre com colegas do mesmo grau”, explica Neiva.

Locais de disputa

Sociedade Recreativa Mampituba, Unesc, SATC Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi e Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, onde também serão servidas as refeições a todos os participantes.