Segurança

Crime alerta sobre perigo na internet

“Muitos adolescentes não entendem os riscos de acessar a internet e não têm cuidado ao adicionar estranhos como amigos”, explica psicóloga

Um fato chamou a atenção nesta semana em Laguna. Um professor foi preso por assédio sexual depois de marcar um encontro com um menino de 14 anos. A aproximação teria acontecido através da internet e profissionais alertam para que os pais fiquem atentos. 

“Muitos adolescentes não entendem os riscos de acessar a internet e não têm cuidado ao adicionar estranhos como amigos”, explica a psicóloga Michella Vargas Flores, do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) de Laguna. Entre os cuidados, a profissional explica que os pais devem orientar e supervisionar os filhos. Ter a senha das redes sociais é um recurso que os pais deveriam atentar. 

Segundo o jornal Diário do Sul, a falta de diálogo entre pais e filhos é outro problema apontado pela profissional. “Os filhos crescem e vão se afastando dos pais. Conversar, bater um papo e mostrar episódios narrados pela mídia sobre internet, abuso sexual, pedofilia, entre outros, devem estar no cotidiano da família”, destaca Michella. Segundo a psicóloga, não é o caso de impor limites e controlar a vida dos jovens na internet, mas sim mostrar os riscos que existem.