Geral

Culto ecumênico marca semana especial na Apae de Criciúma

Foto: Caroline Bortot

Foto: Caroline Bortot

Um culto ecumênico, na noite desta quinta-feira, abriu, oficialmente, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Apae de Criciúma. Alunos, pais, professores e ex-funcionários lotaram o ginásio da entidade para a celebração conduzia pelo padre Antônio Júnior, da Catedral São José, e do pastor Claudemir Geraldo da Silva, da Igreja Presbiteriana do Brasil.

O pastor usou o exemplo de mãe de Moisés, Joquebede, no livro bíblico de Êxodo, para dar aos pais uma lição de coragem, sabedoria e paciência produzidas por meio da fé. “Aquela mãe não aceitou entregar o filho à morte, como queriam os governantes da época. Como tantos pais aqui, hoje, ela lutou, com todas as forças, para dar ao filho a chance de uma vida melhor”, afirmou.

Já o padre Antônio Júnior enalteceu o trabalho realizado pela Apae e chamou a atenção dos presentes para o respeito às diferenças. “Duas pessoas iguais não podem completar uma a outra, nada têm de novo para oferecer, já o diferente, sim, esse tem o poder de nos enriquecer”, declarou. O religioso disse ainda que estar na entidade é ter uma experiência de céu, pois trata-se de um ambiente com pessoas de bom coração e sem qualquer maldade.

A dona de casa Lucília Reis deixou a cerimônia emocionada. Por conta de um problema cardíaco, o filho sofreu atraso motor e frequenta a entidade há quatro meses para a estimulação pedagógica, fisioterápica e fonoaudiológica. “Como é bom sentir o conforto que vem de Deus. Com Ele e a ajuda da Apae conseguimos superar as dificuldades do dia a dia”, afirmou.

Com foco na inclusão social, os alunos da Escola Especial Caminho da Luz participaram ativamente do culto, com música, leituras, entre outras apresentações. O presidente da entidade Luiz Sidney Citadin, aproveitou o momento para agradecer aos colaboradores pelo empenho e carinho oferecidos, diariamente, aos educandos.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla segue até o dia 28 de agosto na Apae de Criciúma com diversas atividades dentro e fora do ambiente escolar.

Confira as atividades da Semana Especial na Apae Criciúma:

25/08 – Folclore na escola e apresentações de grupos de dança

Local: Apae Criciúma.

Horários: Manhã (a partir das 8h30min) e tarde (a partir das 14 horas).

27/08 – Festival de Atletismo

Local: Unesc.

Horário: Manhã (a partir das 8h30min) e tarde (a partir das 14 horas).

28/08 – Tarde dançante

Local: Clube Palmeirinhas, bairro Jd. Angélica

Horário: Manhã (a partir das 8h30min) e tarde (a partir das 14 horas).

Colaboração: Caroline Bortot