Saúde

Curta o carnaval com mais disposição, cuide da alimentação

Profissionais repassam informações para aqueles que vão cair na folia nos próximos quatro dias

Foto: Amanda Tesman

Foto: Amanda Tesman

Quer ter muito mais disposição para aproveitar o Carnaval? Cuide, então, da alimentação. Conforme a nutricionista Lidiani Bartolomeu, o folião terá mais energia para curtir os quatro dias de festa se seguir simples orientações, como ingerir bastante água, comer frutas e alimentos saudáveis. As dicas foram repassadas na noite dessa quinta-feira aos clientes do Criciúma Shopping, em ação realizada na Praça de Alimentação em parceria com a Equalisoluções – Higiene e Segurança Alimentar.

“Os excessos e a falta de cuidado com a alimentação e hidratação no Carnaval podem afetar o bem-estar e a saúde, então nada melhor do que tomar alguns cuidados, afinal de contas, por mais que não se perceba, o esforço é intenso e exige muito das condições físicas da pessoa”, frisa a tecnóloga agroindustrial, Milene Gomes da Rocha.

O importante, de acordo com a nutricionista, é não deixar de se alimentar. Ela ressalta que, independente do horário, o folião tem que procurar fazer de cinco a seis refeições por dia, não esquecendo a mais importante: o almoço. “Tem que almoçar, nem que seja fora do horário. É normal que as pessoas não sintam fome, isso acontece geralmente por causa da cevada presente na bebida alcoólica, o que é ruim, pois a pessoa desidrata sem perceber”, ressalta Lidiani.

Para renovar as energias, ela sugere a ingestão de frutas, principalmente maçã, pera e laranja, que possuem mais líquidos e contribuem, desta forma, para a hidratação do corpo, além de sanduíches naturais. O carnavalesco tem que procurar intercalar sempre com a bebida alcoólica a água, que ajudará a manter o corpo hidratado. Para quem for festar o dia inteiro, o ideal é beber de três a quatro litros de água. Durante os dias de folia, é importante evitar comidas gordurosas. A combinação de falta de alimento e excesso de bebida alcoólica, segundo as especialistas, pode causar sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e desmaios, por exemplo.

“Cuidando da alimentação, a pessoa não fica fraca, não fica com fadiga. Ela conseguirá passar o carnaval com mais disposição e qualidade, terá muito mais energia. Além do mais, os efeitos da ressaca serão mais leves”, fala Milene.

Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação