Geral

Defesa Civil de Criciúma organiza Operação Relâmpago para ajudar moradores de Xanxerê

Governo de Criciúma mobilizado em prol dos moradores de Xanxerê, Pavilhão de Exposições José Ijair Conti é o centro de arrecadação de mantimentos.

Foto: Flávio Carvalho

Foto: Flávio Carvalho

Santa Catarina amanhece mais triste nessa terça-feira (21). O município de Xanxerê, no Oeste do estado, foi atingindo por um tornado nessa segunda-feira (20). Mil pessoas estão desabrigadas, centenas de casas foram destruídas, pelo menos 70 pessoas sofreram ferimentos e duas mortes foram confirmadas. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100km/h até 330km/h. O temporal deixou rastros de destruição.  

A fim de minimizar não só os prejuízos, mas também a dor de quem mora naquela região, o Governo de Criciúma, através da Defesa Civil, organiza uma Operação Relâmpago para a arrecadação de donativos. O ponto de concentração é o Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. “Nós precisamos agir rapidamente. Nessas horas, o mais importante é fazer com que os donativos cheguem até o local da tragédia o mais rápido possível. Contamos com a solidariedade dos criciumenses em mais essa ação”, enfatiza a coordenadora da Defesa Civil, Angela Mello. “Trabalhamos em conjunto com a Equipe Multi-institucional de Criciúma”, completa.

A coordenadoria da Defesa Civil de Xanxerê pede o empenho na arrecadação de roupas, cobertores e lonas. Água potável, alimentos não perecíveis, leite e produtos de limpeza. A Defesa Civil está de plantão no pavilhão de exposições para recolher os donativos.

O prefeito Márcio Búrigo fez contato com o prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparino, que afirmou que o município vive um cenário de guerra. “Criciúma já passou por momentos difíceis como esse. Quando mais precisamos, os catarinenses nos abraçaram. Agora é a nossa hora de retribuir. Acredito no coração de cada criciumense, acredito nas pessoas e na solidariedade. Juntos, podemos minimizar o sofrimento de todos os xanxerenses”, destaca o prefeito Márcio Búrigo.

Para mais informações, a Defesa Civil está em regime de plantão nos telefones: (48) 9162-9006 / (48)9164-5298 ou ainda pelo 199.

 Colaboração: Ioton Net