Geral

Deputada Ada De Luca defende liberação de pesca com rede anilhada em Laguna

Foto: Fernanda Rattay

Foto: Fernanda Rattay

A 20 dias do término da safra da tainha, a pesca com redes anilhadas feita por pescadores artesanais da região de Laguna está proibida. A técnica utilizada que consiste em “ensacar” os peixes é vista pelo Ibama como predatória.

Desde o dia 15 de maio, início da safra, os ministérios da Pesca e do Meio Ambiente discutem uma alternativa para que os pescadores não saiam prejudicados nesses últimos dias.

Segundo o presidente do Sindicato dos Pescadores de Santa Catarina (Sindipesca) Gilberto Fernandes da Silva, a fiscalização já começou e viaturas do Ibama e da Polícia Ambiental já circulam pela região.

A deputada Ada De Luca que esteve de passagem pela região no último sábado apresentou ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira a reivindicação dos pescadores artesanais que temem, com a proibição da pesca, não conseguir pagar todos os investimentos feitos para esta safra. “Esta técnica é centenária e a cultura não pode se perder”, destaca a deputada. O vice-governador prometeu apresentar a questão ao governador Raimundo Colombo.

Colaboração: Fernanda Rattay