Geral

Dezoito cidades de SC sofrem em função da forte chuva no Estado

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Às 15h de ontem, a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um boletim atualizando para 18 o número de cidades que sofrem com alagamentos ou deslizamentos em função da chuva que ocorreu nos últimos dias. A situação é mais crítica na região Norte e Planalto Norte do Estado.

Em Tubarão, conforme o secretário de Defesa Civil, Rafael Marques, não foram registrados alagamentos e outras ocorrências. “No sábado não tivemos chuva e hoje (ontem) tivemos uma chuva significativa, de 17mm, mas com intensidade fraca e constante. Isso contribuiu para que não houvesse alagamentos”, apontou. 

Rafael também destacou que o nível do Rio Tubarão subiu um pouco na sexta-feira, mas depois desceu e se manteve normal, sem preocupar. Hoje, segundo o secretário, que também é climatologista, a chuva deve diminuir na Cidade Azul e a tendência é de que pare. 

Conforme o jornal Diário do Sul, em Santa Catarina, o município de Corupá, localizado no Norte, na microrregião do Vale do Itapocu, decretou situação de emergência e as aulas na rede estadual de ensino foram canceladas nesta segunda-feira nas cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Schroeder e Guaramirim.

Três colégios estão interditados em Jaraguá por causa de alagamentos e as demais unidades serão usadas como abrigos para as famílias que precisam deixar suas casas.  São 31 unidades escolares. Em Guaramirim, a escola Almirante Tamandaré já está sendo utilizada.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil em Joinville, Antônio Edival Pereira, em Guaramirim, quatro pessoas de uma mesma família sofreram com um desmoronamento, dois adultos e duas crianças. Os pais passam bem e as crianças foram levadas para o hospital, em Joinville.