Geral

Dia da Consciência Negra será comemorado na Praça Nereu Ramos

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

A Praça Nereu Ramos será palco de apresentações artísticas culturais neste sábado (22), das 10h30 às 13h30. A ação é para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado oficialmente no dia 20 de novembro. Entre as atrações estão apresentações de hip hop, dança, capoeira, banda de percussão e um desfile de roupas étnicas.
O evento está incluído à programação do Novembro Consciente da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc) e ocorrerá com realização em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e Secretaria de Educação.
 
Segundo a coordenadora da Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, Giorgiana Savi Cunha, o evento tem como prioridade a valorização da cultura, a promoção e preservação da memória sócio- cultural de um povo que faz parte da história de Criciúma. “Convidamos a todos para participar deste dia que estamos preparando. Teremos a participação de um grupo de dança afro-brasileiro e do grupo de dança angolana da Associação de estudantes angolanos de Criciúma”, comentou.
De acordo com o presidente da FCC, Daniel Freitas, a ação é uma homenagem. “A população descendente de africanos merece todo o respeito e dedicação. Esse é um dia para marcar o fim de qualquer tipo de preconceito”, disse.
 
A arte de fazer tranças

A angolana e acadêmica de comércio exterior, Tatiana Tavares, estará durante o evento fazendo uma demonstração de como fazer tranças, penteado típico usado na Angola. Tatiana aprendeu a fazer tranças quando era criança. “ Comecei fazendo no meu cabelo e minhas amigas e vizinhas gostaram e começaram a pedir, mas não trabalho com isso, é apenas um passa tempo”, contou.
As tranças típicas são diferentes e podem ser curtas ou  longas, podendo ser feito aplique. Cada tipo possui um nome, as mais conhecidas são a trança bailunda, virada, estilo bob e estilo caracol. “Elas chegam a durar até três meses e são fáceis de desmanchar. As pessoas podem procurar esse serviço em salões de beleza”, concluiu. 

Colaboração: Jessica Rosso