Geral

Dia dos Pais é tema de trabalho para os alunos da Escola Samuel Sandrini

Alunos dos 1º, 2º, 4º e 5º ano da Escola de Educação Básica Samuel Sandrini de Orleans prepararam uma singela homenagem para comemorar o Dia dos Pais, celebrado neste domingo (11). Com o auxílio das professoras de cada série, eles desenharam, recortaram, descreveram e imaginaram aqueles que são intitulados como o herói de apenas três letras: pai. Com painéis espalhados pelos corredores da instituição, os trabalhos foram apresentados para todos os alunos e aos que visitam a escola.

As séries iniciais utilizaram o tema futebol, o qual é considerado paixão nacional por diversos brasileiros. “Por meio de recorte da imagem do rosto de cada papai, os alunos desenharam e pintaram o time de coração de cada um. Pais e filhos lado a lado vestindo as cores do Flamengo, Vasco, Criciúma, Palmeiras, São Paulo e muitos outros times.

Outro painel com a frase Meu Pai Caiu do Céu traz pequenas figuras de como as crianças veem seus pais. Alguns gordinhos outros magrinhos, altos, baixos, em trajes do dia-a-dia. Com muita criatividade sobraram elogios de todo grupo de professores e demais colaboradores da escola.

Em sala de aula, as pedagogas Daiane Patrício e Cristina de Lima abordaram o tema família para criar os trabalhos. “A questão estrutural da família muda de aluno para aluno. Explicamos os valores da família, do papel do pai em casa, e as crianças entraram rápido na conversa. Cada um destacava o que mais chama atenção no pai em casa. A profissão, o hobby, o time e as qualidades do seu pai”, relata a professora Daiane. 

“O que mais nos chamou atenção além da boa participação dos alunos, é que alguns deles infelizmente não têm seus pais em casa. Porém, a imagem de pai é suprida com a de um amor incondicional de seus padrastos, avôs e até as mães que muitas vezes tem o papel de pai em casa, na educação e sustento de seus filhos”, revela satisfeita com o projeto, a professora Cristina.

Os alunos também tiveram a liberdade de entrevistar pais de outros colegas, amigos e até familiares, perguntando sobre o que é ser pai e quais suas preocupações, sonhos e objetivos que imaginam para seus filhos. As exposições continuarão na escola durante a próxima semana a disposição dos pais e familiares que desejarem prestigiar os trabalhos.

[soliloquy id=”80251″]