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Duplicação da BR-101: duas importantes datas são anunciadas

Foto: Jornal Notisul

Foto: Jornal Notisul

Duas boas notícias foram anunciadas ontem durante a vistoria do ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, às obras da Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, divisa de Laguna com Pescaria Brava. Conforme o jornal Notisul, a primeira trata-se do lançamento da licitação para construção dos dois túneis no Morro dos Cavalos, em Palhoça, provavelmente em dezembro. E a segunda é a confirmação do próximo dia 11 como data de lançamento da licitação para as obras complementares à duplicação nos lotes 25 e 26, entre o trevo de Itapirubá, em Laguna, e Sangão.

“Como o túnel é uma obra em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), o processo é mais rápido. Trabalhamos com um horizonte de 36 meses para execução, conforme prevê o contrato, mas que pode ser adiantado. Também está avançada a construção da quarta faixa do morro, que nada mais é que um paliativo para enquanto não sai o túnel”, explica o ministro. “Já as obras complementares incluem restauração da pista, melhorias, iluminação dos acessos e construção de obras de arte especiais”, acrescenta o supervisor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Avani Aguiar de Sá.

Antes da visita a campo, o ministro participou de uma apresentação detalhada do projeto da ponte estaiada, avaliou que os trabalhos estão dentro do cronograma e reforçou a possibilidade de liberação para tráfego antes do prazo, estabelecido em maio do próximo ano. “Os trabalhos na travessia estão em um estágio bem avançado, cerca de 90% concluídos, assim como o túnel do Morro do Formigão, em Tubarão. Concluo a visita a Santa Catarina com muita satisfação”, destaca Paulo Sérgio, que no dia anterior participou da assinatura da ordem de serviço para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o Projeto Básico do Corredor Ferroviário Catarinense, também conhecido como Ferrovia do Frango ou Ferrovia da Integração, em Chapecó.

Pendências da duplicação

Questionado ontem sobre a conclusão total da duplicação do trecho sul da BR-101, iniciada em 2005, o superintendente estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vissilar Pretto, preferiu não precisar um prazo. Isso porque, além da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, faltam ainda o túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, as obras de artes especiais entre Sangão e Laguna, e a nova travessia que será construída ao lado da antiga Ponte Cavalcanti, em Tubarão.

Projeto da Ferrovia Litorânea segue em discussão

O traçado por onde passará a futura Ferrovia Litorânea ainda está em discussão, confirmou ontem a assessoria técnica do Ministério dos Transportes. Busca-se um entendimento conjunto da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos governos federal e estadual quanto ao principal impasse que impossibilita tornar a ferrovia uma realidade: os trilhos necessariamente passarão por área indígena, no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

O projeto básico está pronto e o executivo deveria ter sido concluído há cinco meses. Nada mudou desde o ano passado, quando ocorreram audiências e reuniões para tratar sobre o assunto.

A proposta é interligar Imbituba, onde terminam os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina, a Araquari, no norte do estado, uma extensão de 235,6 quilômetros, e consequentemente ligar Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Santa Catarina tem 980 quilômetros de trilhos. Com a ampliação planejada, mais do que duplicará a malha e proporcionará ganhos econômicos até então inimagináveis, em especial para a indústria.