Geral

Em Laguna, dois locais são impróprios para banho

Foto: Divulgação Notisul

Foto: Divulgação Notisul

Com a proximidade da temporada de verão, um número é alarmante: 67 pontos são impróprios para banho em toda Santa Catarina dos 200 existentes. O último relatório de balneabilidade das praias foi divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), na última sexta-feira.

Na região sul, Laguna e Garopaba são os locais que costumam apresentar locais não indicados. Neste relatório não foi diferente, aparece a Lagoa da Ferrugem, a direita do acesso principal ao balneário e a Prainha do Farol de Santa Marta, na Cidade Juliana, um ponto logo na entrada da praia está no relatório de forma negativa. As atenções, agora, são redobradas, especialmente no período de veraneio, época em que as praias recebem um número muito superior de turistas e a falta de estrutura adequada ainda é visível.

Segundo Jornal Notisul, o aumento dos pontos impróprios foi de 55% em relação ao ano passado, que marcou no início da temporada com 43 locais com restrições aos banhistas. Este é o primeiro mapa completo da Fatma para a temporada 2013/2014, sendo que os próximos vão ser realizados semanalmente para acompanhamento.

Segundo a direção da Fatma, este crescimento deve-se, principalmente, à ressaca que atingiu Santa Catarina em novembro, provocou estragos em todo o estado e a falta de saneamento básico ainda existente em algumas cidades litorâneas, como é o caso da região.