Saúde

Em Urussanga, novembro azul mobiliza homens em prol da saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata, os colaboradores da Ceusa Revestimentos Cerâmicos participaram nesta quinta-feira (20), em Urussanga, da ação conhecida mundialmente como Novembro Azul. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre o sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Diabetes também foi um tema abordado aos colaboradores, os quais participaram de ações em parceria com o Sesi Farmácia com medição de pressão, exame de glicemia e orientações sobre tratamento. De acordo com o diretor superintendente da Ceusa, Gilmar Menegon, nos dias atuais as pessoas ficam cada vez mais atribuladas e muitas vezes esquecem de cuidar adequadamente da saúde. “Vamos constituindo diversos problemas durante nossa vida e quando chegamos na casa dos 50 anos essas questões afloram. A data merece ser lembrada, não como uma comemoração, mas para não esquecermos a importância de nos prevenirmos. O preconceito é algo que deve ser superado em prol de nossa saúde física e mental”.

A OMS estima que o ano de 2014 será encerrado com 60 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Em 2013, foram contabilizados 52 mil novos casos. O médico do trabalho, Itamar Jaborandi Medeiros, explica que a próstata fica próxima à bexiga e ao reto masculino e possui o tamanho aproximado de uma ameixa, auxiliando na produção de espermatozoides, sódio, cálcio e magnésio, por exemplo. “A cada seis homens em idade avançada, quatro irão sofrer com algum tipo de problema na próstata, seja uma doença inflamatória conhecida como prostatite, uma hipertrofia benigna ou o próprio câncer. É bastante difícil aparecerem sintomas durante a idade jovem, aumentando as recomendações de exames após os 50 anos. Contudo, para os pacientes com histórico familiar e de raça negra recomenda-se realizar exames a partir dos 40 anos. No caso do câncer, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores serão as chances de realizar o tratamento cirúrgico para retirada do tumor sem causar sequelas”, alerta o médico.

Manter uma vida saudável com alimentação adequada, exercícios físicos frequentes, evitar o cigarro e bebidas alcóolicas e verificar a hereditariedade são algumas das recomendações que podem reduzir os riscos. Além disso, os exames Antígeno Prostático Específico – PSA e Toque Retal após os 50 anos e realizados anualmente são as opções mais eficientes de prevenção.

Colaboração: Agência Novo Texto