Segurança

Empresários são presos acusados de jogar dejetos em rio de Braço do Norte

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Uma grande operação realizada na manhã dessa sexta-feira, em Braço do Norte, resultou na prisão de dois empresários, donos de um frigorífico no Vale. A dupla é acusada de despejar resíduos potencialmente danosos no rio que corta a cidade, além de estarem em área de preservação permanente e sem licença ambiental.  

De acordo com o chefe do setor de investigação da Delegacia de Polícia de Braço do Norte, Alexandre Martimiano, o frigorífico realizava o abate de bovinos. “Em seguida, acabavam despejando os dejetos diretamente no rio. Além disso, o frigorífico estava embargado em razão de descumprimento da legislação ambiental pertinente, desde dezembro de 2013”, fala Alexandre.

Conforme reportagemdo jornal Diário do Sul, os proprietários do estabelecimento foram presos em flagrante delito e, até a noite de ontem, seguiam reclusos na delegacia, aguardando decisão judicial se teriam direito ou não à fiança para não serem conduzidos ao presídio masculino. “Fica o alerta aos demais frigoríficos para que respeitem as leis ambientais e não degradem o meio ambiente”, discorre o investigador.

A operação foi intitulada “Boi na Brasa” e contou com as Delegacias de Trânsito e Crimes Ambientais de Tubarão e de Braço do Norte, Divisão de Investigação Criminal (DIC), Fatma, Vigilância Sanitária Estadual e Instituto Geral de Perícias (IGP).