Saúde

ESF Paraíso realiza campanha de amamentação para comunidade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Paraíso, esta preparando um momento muito especial para mães e futuras mamães que são atendidas na Unidade de Saúde nesta quarta-feira, (7), a partir das 14 horas. Pelo segundo ano, os profissionais do posto estarão promovendo “A maternidade consciente e amamentação materna no Mamaço!”. A ação esta sendo realizada entre a ESF em parceria com o ProPet – Rede Cegonha da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O evento é ligado a Semana Mundial de Aleitamento, que ocorre em todo Brasil, e seu objetivo é divulgar para as mamães a importância da amamentação para seus bebês.

Segundo a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde, Francielle Lazarin de Freitas Gava, o evento será realizado para incentivar as mulheres a amamentar seus bebês e principalmente para esclarecer mitos e dúvidas sobre maternidade e amamentação. “A amamentação é um gesto de amor e saúde que deve ser incentivado ao máximo, e principalmente dever ser tratado com todo o respeito pela sociedade. Queremos reunir o maior número de mães possível no Mamaço, para tirarmos as preocupações e mostrar como é importante a amamentação, alimentação e eliminar de vez o mito do bebê mimado”, declarou Francielle.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), que é autoridade máxima, recomenda a amamentação por no mínimo dois anos, sendo exclusiva até os seis meses de idade. O uso de chupetas, bicos, mamadeiras e leites artificiais devem ser desencorajados, pois causam diversos problemas de saúde, além de incentivar o desmame precoce. Antes de seis meses de idade, os bebês não devem tomar chás e ficar pouco tempo no colo.

Conforme a enfermeira estão sendo esperadas gestantes, puérperas e mulheres que amamentam seus filhos. “Esse tema é muito importante, já que muitas mães introduzem logo as mamadeiras, os leites comprados, e geralmente voltam a trabalhar muito cedo. Esse será um dos alertas levantados durante o encontro, pois os bebês precisam de suas mães próximas por um período maior de tempo. É necessário que a licença maternidade aumente de quatro para seis meses para todas as mulheres, pois este é o tempo em que as crianças precisam ser amamentadas. A prática da amamentação é uma regra de ouro na nutrição infantil na primeira infância. Esta é a segunda edição deste evento, na primeira obtivemos muito sucesso e espero que na próxima também tenhamos”, destacou Francielle.

Programação Hora do Mamaço 2014

14:00 – Acolhimento 

14:10 – Vídeo sobre amamentação

14:20 – Roda de conversas, troca de experiências

14:50 – Hora do mamaço

15:15 – Aprendendo e praticando a Higiene Bucal

15:40 – Hora da canção de ninar

16:00 – Confraternização com salada de frutas

Haverá sorteio :

01 kit enxovalzinho de bebê

01 cesta de produtos de higiene infantil

Colaboração: Milena dos Santos