Geral

Expofeira da Agricultura Familiar do Caminho dos Cânyons movimenta economia de Araranguá

Foto: Vanessa Irizaga

Foto: Vanessa Irizaga

Estímulo para a Região. Na sexta-feira, o Presidente do Legislativo, Ozair da Silva, o Banha (PT), e os vereadores Ronaldo Soares (PMDB) e Luciano Leite (PSDB) conferiram os atrativos da Terceira Expofeira da Agricultura Familiar do Caminho dos Cânyons, que se estendeu até sábado, dia 9. O evento ocorreu na Praça Hercílio Luz, no Centro de Araranguá, e impulsionou a comercialização de produtos e o fechamento de negócios de produtores dos 15 municípios do Vale do Araranguá.

Para Banha, o evento incentiva o crescimento dos trabalhadores do campo e incrementa o setor econômico do município. “É uma feira que mobiliza a economia da nossa região e gera emprego e renda, além de contribuir com o fortalecimento dos setores”, destacou o Presidente da Câmara Municipal.

Segundo Soares, que participa há 19 anos de eventos ligados à produção rural e que acompanha desde a primeira edição da Feira, o evento possibilita a expansão dos negócios, já que os produtores podem se tornar também empreendedores. “O evento valoriza o Vale e divulga os produtos e artesanato que temos na região”, ressaltou o vereador que destacou ainda o estímulo proporcionado pela realização. “Amanhã, a marca dessas pessoas pode estar no comércio local”, lembrou.

Expectativas Promissoras

De acordo com o engenheiro agrônomo da Gerência Regional da Epagri em Araranguá, Reginaldo Ghellere, cerca de 80 produtores participaram da feira. “Além do comércio, os produtores fazem muitos negócios”, destacou o profissional.

Vindas de Meleiro, as agricultoras Josiane Becker da Silva e Ivoneti Almeira Figueiredo trouxeram para comercializar pães sem fermento e feijão sem agrotóxico. As bebidas derivadas da cana também foram outro atrativo da estande da dupla. “Queremos que a feira ocorra mais vezes, porque ajuda bastante nas vendas, é muito bom!”, declarou Josiane.

Já a artesã e agricultora de Passo de Torres que sustentou dez filhos com o suor do trabalho, Ieda Ferraz Zeferino, trouxe cestos, baús e outras peças para apresentar a população. Um dos artigos era uma cesta que foi selecionada, por do Estado, e ficou exposta em cidades que sediaram os jogos da Copa do Mundo, como Salvador e Recife. “Eu faço esses artesanatos com taboa, um capim que dá nas proximidades dos banhados. Dessa feira, eu participo desde que começou. Também faço muitos trabalhos por encomenda”, contou a senhora.

Presenças

Participaram da solenidade da feira o Prefeito Municipal Sandro Maciel; o Presidente da Amesc e Prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaini; o Prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso; o Chefe do Executivo de Turvo, Ronaldo Carlessi; o Prefeito de Timbé do Sul, Eclair Alves; o Chefe do Executivo de São João do Sul, João Rubens; o Prefeito de Morro Grande, Valdionir Rocha; o Secretário da SDR, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Schmidt; o diretor geral dos Institutos Federal Catarinense – Campus Sombrio e Santa Rosa do Sul, Carlos Krause, o Gerente Regional da Epagri, Marcos José Rosso e outras autoridades.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Araranguá, através da Secretaria Municipal do Interior, do Governo do Estado, por meio da 22ª Secretaria do Desenvolvimento Regional – Araranguá, da Gerência Regional da Epagri, da Associação dos Municípios do Extremo-Sul (Amesc) e do Instituto Federal Catarinense. 

Colaboração: Vanessa Irizaga