Geral

Exposição de fotos antigas homenageia 23 anos de emancipação de Cocal

O antigo Centro da cidade sem prédios e com poucas casas revela a transformação pela qual passou Cocal do Sul nas últimas décadas. O cenário quase irreconhecível e, que traz ainda, a vida das famílias de descendência italiana, revela um passado desenhado por índios e construído pela força desbravadora de centenas de famílias que aqui chegaram por volta de 1880. Imagens que chamam a atenção dos visitantes durante a II Cocalfest no espaço “Exposição Fotográfica”.

A mostra abriu nesta quinta-feira, 25, e faz parte do evento que já recebeu milhares de pessoas. Aproximadamente 100 fotos fazem parte da exposição. O empresário Mário Cesar Galatto é uma das pessoas que se encantou com o resultado do trabalho. “Tudo representa o nosso passado, as nossas origens. É muito bonito. Acho que a festa se preocupou com tudo, principalmente com o resgate. Hoje a vida está muito fácil e esses traços, em preto e branco, me chamam a atenção. As roupas que nossos nonos vestiam é o que mais me chama a atenção nas fotos. As mulheres usavam lenços na cabeça e os homens manga longa, independente da ocasião, em sinal de respeito”, relata.

Para o gerente empresarial, Jorge Eyng é bonito ver a história. “Essas fotos antigas são uma riqueza. Isso valoriza o evento e reconhece um passado que gerou e contribuiu com o desenvolvimento da cidade”, afirma.

A exposição segue até domingo, 28, durante todo dia.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt

[soliloquy id=”89218″]