Economia

Facisc elege vice-presidentes regionais

Foto: Divulgação / Novo Texto Comunicação

Foto: Divulgação / Novo Texto Comunicação

Durante o mês de julho, a Facisc realiza em diversas cidades do Estado a eleição dos seus novos vice-presidentes regionais, numa etapa que antecede a eleição para a sua nova Diretoria, em agosto. No Extremo Sul, a reunião será em Criciúma, onde o empresário, Joi Luiz Daniel, de Içara, concorre à eleição para o cargo. Os futuros vice-presidentes da Facisc serão eleitos pelos presidentes das associações de cada região. Em agosto, a Federação escolherá, também por eleição, o novo presidente.

Em uma série de plenárias, o presidente Ernesto Reck visita as 12 Regionais da entidade apresentando dados econômicos e as ações desenvolvidas durante a atual gestão. Segundo o presidente da Federação, as reuniões fortalecem a atuação da entidade no interior de Santa Catarina. Maior entidade empresarial do Estado, a Facisc está presente em 220 municípios catarinenses, com 146 associações empresariais filiadas e abrangendo cerca de 34 mil empresas.

“Considero extremamente importantes nossas reuniões plenárias, pois é a oportunidade que temos para ouvir os representantes de cada região e neste momento de eleição de vice-presidentes regionais, também desejamos que as escolhas possam ser em consenso entre os presidentes de cada região. Desta forma, sairemos todos fortalecidos, pois acreditamos que, apesar de estarmos em um momento conturbado da economia, de falta de confiança nas políticas públicas e no próprio governo, através do associativismo podemos encontrar alternativas para enfrentar os problemas que estamos vivendo”, declara Reck.

Além da eleição, nos encontros serão discutidos outros assuntos como o Congresso Empresarial do Sistema FACISC, assuntos sobre a gestão interna das ACIs, NR 12, desoneração previdenciária, encontro com parlamentares catarinenses, assuntos dos Conselhos Cejesc e Ceme e as prioridades de atuação das regionais.

No ano, por exemplo, a Federação lançou a segunda edição do levantamento Voz Única, que fez um raio-x do Estado no que tange ao desenvolvimento socioeconômico. Foram levantadas mais de 600 necessidades de todas as regiões catarinenses e entregues aos candidatos nas eleições de 2014. Outro projeto de destaque foi o Geração Empreendedora, que capacita cerca de 200 jovens para o empreendedorismo em escolas públicas e privadas.

Outro destaque da atual gestão foi a criação da Carta de Conjuntura, mecanismo com o objetivo de subsidiar os empresários ligados ao Sistema FACISC na tomada de decisões e na otimização dos recursos econômicos. A Carta de Conjuntura contribui com o aumento da qualidade dos negócios e da produtividade catarinense, por meio de informações estatísticas e análises sobre a realidade socioeconômica. A Federação mantém um setor de economia e estatística que irá analisar e disponibilizar o estudo aos empresários.

A FACISC mapeou as principais fontes de estatísticas e dados econômicos do Brasil (IBGE, MTE, Banco Central, MDIC, Valor Econômico), para formar uma rede com as principais fontes de dados econômicos do país, e criar banco de dados e estatísticas do Sistema associativista. Os levantamentos serão apresentados trimestralmente em uma Carta de Conjuntura, como um conjunto de soluções econômicas voltadas para os setores da indústria, comércio, prestação de serviços, agronegócio e para a sociedade por meio de seus consumidores.

Colaboração: Novo Texto Comunicação