Economia

Feriados impactam na economia

Este ano, dez datas caem em dias úteis e prejudicam setores como o comércio e a indústria

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

O ano chega com uma longa lista de feriados. Se o trabalhador e o estudante consideram isso uma boa notícia, para a economia vira um problemão. Cada dia parado representa um grande prejuízo. Na economia nacional, a indústria e o comércio fechados significam perdas no Produto Interno Bruto (PIB). Se 10% das empresas estiverem nesta situação, o Brasil perde R$ 2,36 bilhões a cada dia.

Segundo o site Notisul, com os feriados, este ano terá 298 dias comercialmente úteis. Os meses de abril e fevereiro serão os mais afetados com três feriados, com possibilidade de prolongamento, e dois com a mesma probabilidade, respectivamente.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Felipe Nascimento, cai cerca de 5% do faturamento mensal para cada dia parado. “Cada dia que não se trabalha é um dia de impacto na economia. E, se formos analisar as datas, a maioria dos feriados são próximos ao pagamento, entre os dias 1º e 10, e isso vai afetar muito nosso comércio”, destaca.

Conforme o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Murilo Bortoluzzi, a indústria recebe certamente os impactos negativos dos feriados prolongados, diferente de setores como o turismo, por exemplo.

“Dentro do possível, poderia se trazer os feriados para os finais ou início de semana, pois no meio causam grandes perdas de produção e vendas, prejudicando não apenas as empresas, mas os funcionários que têm suas rendas provenientes de comissões diminuídas”, explica.

Para Murilo, outro ponto negativo dos feriados no meio da semana está na dificuldade para um bom aproveitamento do tempo de quem goza o feriado. “Apesar disso, acredito que 2015 será um ano promissor e produtivo, depois de um ano eleitoral e da mobilização que o país viveu para a realização da Copa do Mundo. O setor precisa, no entanto, se preparar para lidar com os recessos, organizando sua estrutura para suprir a ausência desses dias úteis no calendário”, ressalta.

Calendário

A temporada de feriados começou no primeiro dia do ano, que caiu em uma quinta-feira. No próximo mês, dia 17, tem o Carnaval e são mais quatro dias de folga. Em abril, no dia 3, será a Sexta-Feira Santa e no dia 21 a morte de Tiradentes, em uma terça-feira. Em maio, o Dia do Trabalho (1º de maio) será comemorado em uma sexta-feira. Em junho, Corpus Christi será em uma quinta-feira.

No segundo semestre, os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro caem na segunda-feira. A proclamação da República, no dia 15 de novembro, será o único feriado nacional em um fim de semana. Em dezembro, o Natal será na sexta-feira.

Beneficiados

Hotelaria, bares e restaurantes, e serviços ligados ao turismo são os mais beneficiados com os feriados. Alguns shoppings centers, devido a maior presença de turistas, são menos prejudicados.