Segurança

Funcionários de Prefeitura são suspeitos de envenenar cães em Gravatal

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Funcionários da Prefeitura de Gravatal, no Sul de Santa Catarina, são suspeitos de envenenar cães na cidade. Testemunhas fizeram fotos da caminhonete usada na noite do envenenamento e as imagens ajudaram a Polícia Civil nas investigações. Conforme a polícia, o veículo que pertence ao governo municipal de Gravatal (veja vídeo).

Segundo a Polícia Civil, o carro é usado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os agentes descobriram também quem estava no carro na hora do crime. De acordo com os policiais, um motorista da prefeitura de 43 anos e outro homem de 46 que confessaram ter envenenado os animais.

A investigação continua na tentativa de identificar outros responsáveis. "Provavelmente, vamos indiciar mais pessoas a respeito desses fatos", disse Dioní Heder Souza, responsável pela Delegacia da cidade.

Conforme o Portal G1, o crime aconteceu na madrugada do último dia 8 de março, no Bairro Termas do Gravatal. Segundo a polícia, de 25 a 30 cachorros foram envenenados. Desses, pelo menos dez morreram. 

Os animais que sobreviveram foram socorridos por moradores e pela própria prefeitura, que encaminhou os animais para uma agropecuária. Os dois homens suspeitos do envenenamento vão responder por maus tratos. Se forem condenados, a pena é de 3 meses até um ano de detenção.

Segundo o Secretário de Agricultura, o homem que confessou ter jogado veneno para os cães, não é funcionário da prefeitura. Ele teria se oferecido para ajudar na retirada das fêmeas das ruas, já que muitas estavam no cio, atraindo cada vez mais animais abandonados para o bairro.

"Se houve realmente a confissão dessa pessoa em ter feito isso, a pessoa vai responder pelo ato. Agora, nós, como prefeitura, tivemos a orientação foi de sempre retirar apenas as fêmeas do local", afirmou Tiago Fernandes, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.