Segurança

Guarda Municipal de Criciúma é treinada para uso de equipamentos não-letais

Capacitação vem somar com atividades diárias desenvolvidas pelos profissionais

Foto: Denise Possebon

Foto: Denise Possebon

Durante esta quarta (3) e quinta-feira (4), o efetivo da Guarda Municipal de Criciúma, passará por treinamento teórico e prático para utilização equipamentos não-letais. A capacitação está sendo realizada por instrutores credenciados da Guarda Municipal de Florianópolis na sede da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC). Com o encerramento do curso, a GM estará preparada para o uso de Sparks.

Segundo o superintendente de Segurança, Planejamento e Operações da ASTC, Elvis Steiner, o treinamento é essencial para evitar ferimentos graves durante o uso das armas. “Estão sendo treinados cerca de 20 guardas para a utilização destes equipamentos. Abrimos o curso para todos, mas de forma voluntária, deixando em aberto para aqueles que sentem a necessidade. Nosso objetivo é proporcionar conhecimento adequado e a utilização do equipamento não-letal, utilizado para a defesa da integridade física do profissional e dos cidadãos, sempre dentro do dever legal. Se o guarda municipal obtiver consciência de que estas armas apesar de não-letais podem causar grandes danos, usarão da maneira correta. Esse é o motivo principal de realizarmos este treinamento”, esclareceu o superintendente.

Os profissionais estão estudando sobre a Legislação referente ao Conceito Não-Letal e o correto emprego deste tipo de armamento. Após a conclusão da parte teórica os GMs passarão pelo treinamento prático do uso correto dos equipamentos.

Colaboração: Milena dos Santos