Esporte

Guilherme Cascaes disputará Enduro no RS

O esportista lamenta a falta de apoio por parte do município, do estado e do reconhecimento aos atletas da modalidade

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

O tubaronense Guilherme Cascaes salienta que não há incentivos municipal e estadual, e que falta reconhecimento desses dois poderes para as provas de enduro e de rally. Seu currículo é extenso. 
 
Foi pentacampeão catarinense de enduro de regularidade, bicampeão brasileiro e do Rally Transbahia, campeão do Rally Serra Mar, tricampeão sul brasileiro, do Enduro dos Pampas e do Rally Cerapió de Moto. Esse último foi conquistado no primeiro dia deste mês. 
 
No entanto, conforme reportagem do jornal Notisul, o esportista lembra que em Santa Catarina existem somente dois atletas na modalidade que participam do campeonato brasileiro: ele e  Krishnamurti, da região de Orleans.

A modalidade esportiva sempre foi uma das paixões de Cascaes, que procura estar focado e concentrado nas competições que participa. O atleta lembra que nunca sofreu graves acidentes, somente em 2008 quando fraturou um osso da mão em uma etapa do Sul Brasileiro, em São Bento do Sul, e uma queda no Rally dos Sertões no ano passado, onde a moto de Cascaes pegou fogo. Guilherme ressalta que em todas as competições há um certo risco, mas de forma alguma existe oposição  de pessoas sobre este esporte. "Há bons equipamentos para nossa segurança, como capacetes, joelheiras, coletes, protetor cervical e óculos”, destaca o piloto, que faz parte da equipe Yamaha Geração.
 
O esportista da Cidade Azul também explica a diferença entre rally e enduro. Neste último, além do percurso ser mais travado, por trilhas, o competidor é medido constantemente por meio de um GPS e tem que pilotar sempre na velocidade imposta pela organização, fornecida em um mapa. 
 
A cada segundo atrasado perde um ponto e, a cada segundo adiantado, três pontos. Já no Rally, o roteiro é por estradas mais abertas e o trajeto é composto por um trecho cronometrado. 
 
O próximo desafio do piloto da Yamaha Grupo Geração é no Enduro dos Pampas, marcado para os dias 22 e 23 deste mês, válido pelas terceira e quarta etapas do Brasileiro de Enduro de Regularidade.