Geral

Guincho de elevação projetado pela Satc facilita vida de paraplégico

Equipamento instalado há pouco mais de um mês permite que seu Santos possa ser retirado da cama com mais facilidade

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

Fazer as refeições com a esposa à mesa se tornou novamente possível para o aposentado Santos José de Oliveira, 47 anos. Depois de um acidente de moto, há dez anos, seu Santos ficou com sequelas e perdeu a coordenação motora. Sem poder andar e ter sustentabilidade nos braços e pernas, ele precisa da ajuda da esposa Ana Maria e de amigos para sair da cama, sentar e se locomover pela casa no bairro Cidade Mineira Velha, em Criciúma. Um novo equipamento instalado pela Satc está mudando essa realidade. Há pouco mais de um mês, seu Santos é retirado da cama com o auxílio de um guincho de elevação desenvolvido por professores e alunos do curso técnico de Mecânica.

"Agora está tudo uma beleza, tudo joia", afirma seu Santos. Para a esposa Ana Maria, a vida ficou bem mais fácil. "Antes a gente dependia dos amigos ou vizinhos e nem sempre tinha alguém pra ajudar. Muitos dias ele ficava direto na cama", conta. Com o equipamento, que é muito utilizado na indústria metal-mecânica, seu Santos é içado da cama para a cadeira de rodas, e vice-versa. Ana consegue fazer sozinha, sem a ajuda de outras pessoas.

O projeto foi idealizado e desenvolvido nas disciplinas de Projetos Mecânicos e Manutenção e Solda, com estudantes da 4ª fase. "Os alunos vieram até a casa do seu Santos conhecer a realidade dele. Isso motivou o grupo a fazer algo especial e realmente útil", ressaltou o professor Clauber Marques. Parte dos materiais para a construção do guincho elevatório foram doados pela Metalúrgica Spillere, do distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. O custo final do guincho, se fossem incluídos todos os valores de peças e mão de obra, chegaria a R$ 5 mil. 

Colaboração: Assessoria de Imprensa Satc