Saúde

Hemosc coleta sangue em Maracajá

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

Por solicitação da equipe do Departamento de Saúde de Maracajá, um posto do Hemosc foi montado, nessa quinta-feira (20), na Unidade de Saúde da Vila Beatriz, para a coleta de sangue.

Durante todo do dia o atendimento foi voltado aos doadores de sangue, que a cada minuto chegavam com o intuito de contribuir. Entre eles estava o prefeito de Maracajá, Wagner da Rosa, que possui um tipo sanguíneo raro, 'O-'. "Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, por isso é importante participar das campanhas e esta, em Maracajá, oportunizou a doação perto de casa", relata Wagner.

No município foram disponibilizadas 70 vagas. "Tivemos uma procura muito boa, pois as pessoas já entendem a necessidade da doação de sangue", lembra o diretor de Saúde Vilmar Leandro, o Alemão, que também doou.

Segundo a assistente social do Hemosc, Simone Nandi, todo o sangue coletado no município vai para o banco do Hemosc, em Criciúma. "Esse tipo de ação é importante para facilitar a doação e manter o estoque", explica.

Uma alternativa para quem não conseguiu ir até o posto de saúde é organizar um grupo de 10 pessoas para que um veículo do Hemosc venha buscar. "Maracajá sempre faz este tipo de ação, então quem tiver interesse pode deixar seu nome e telefone de contato na unidade de saúde que nós buscamos e levamos", ressalta a assistente social do Hemosc. 

Colaboração: Itaionara Recco