Saúde

Hemosc de Criciúma de portas abertas neste sábado

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

O Hemosc estará com as portas abertas neste sábado (22), das 8 horas ao meio-dia, para atender os doadores que não conseguem comparecer ao hemocentro durante a semana. Conforme o assistente administrativo do Hemosc de Criciúma, Humberto de Campos, os tipos sanguíneos mais limitados são os negativos, lembrando que todos os tipos de sangue são importantes e essências. “Nas últimas semanas recebemos uma média de 60 doações por dia, um número bom, mas são necessários 70 coletas diárias”, salienta.

Ainda conforme o assistente administrativo, mesmo com a queda natural das doações nas primeiras semanas do ano, houve dias em que as captações surpreenderam. “Chegamos a registrar 100 coletas em um dia de Verão. As divulgações nos veículos de comunicação auxiliam muito na consciência da população”, destaca Campos. Em março, a instituição estará aberta no sábado do dia 15.

O Hemosc atende 28 hospitais e clínicas da região, de Imbituba a Passo de Torres. Para fazer a doação, o voluntário deve comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação durante a vida. Dos 16 aos 17 anos ele deve ir acompanhado de um responsável.

O Hemosc fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min e está localizado na Avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. Mais informações pelo telefone (48) 3433-6611.

Colaboração: Douglas Saviato/Assessoria Voluntária