Saúde

Hospital São José faz a segunda captação de órgãos do ano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe de cirurgia da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São José promoveu a captação de rins, córneas e fígado de uma jovem de 17 anos, sexta-feira (30/05). O procedimento foi comandando pelo cirurgião geral  Dr. Nehad Nimer, Dr. Gilberto Kremer, médico do Hospital Universitário de Florianópolis e pelo anestesista Edson Machado Durantes.

A doadora era moradora de Siderópolis e teve morte encefálica confirmada pela neurologista, Dra Gisele de Medeiros. A causa da morte foi Encefalopatia hipóxica- isquêmica. A paciente havia internado no HSJosé no dia 20 de maio, encaminhada pelo Samu em decorrência de uma Parada Cardiorrespiratória. A autorização para retirada dos órgãos foi feita pelos familiares Mãe e o Pai. Eles justificaram a iniciativa pela importância de estar salvando vidas, e que o ato é uma forma de amenizar a dor que estão sentindo. O protocolo de captação foi realizado pelas enfermeiras Daniela L.Rocha e Carla S. Cardoso.

Para os familiares que já tem um filho que fez transplante de rins há um ano, a decisão de fazer a doação foi uma continuidade de colaborar com outras pessoas, assim como outra pessoa um dia contribui com a família.

Esta foi à segunda captação de órgãos em 2014. Em 2011, a instituição bateu seu recorde, atingindo 13 captações de múltiplos órgãos.

Lembre-se sempre: A informação é a principal arma para salvar vidas que necessitam de transplante, por isso, é importante às pessoas falarem deste tema com seus familiares e deixar avisado a eles sua intenção de ser doador.

Colaboração: Katia Farias