Saúde

HSJosé emite nota de esclarecimento à população

Foto: Divulgação / Sul in Foco

Foto: Divulgação / Sul in Foco

Na tarde desta sexta-feira, dia 19, o Hospital São José, de Criciúma, emitiu nota de esclarecimento sobre a suspensão dos procedimentos eletivos e dos atendimentos ambulatoriais, a partir da próxima segunda-feira, dia 22. O motivo é o não repasse de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) ao hospital. Confira na íntegra:

Conforme divulgado nos meios de comunicação, o Hospital São José vem a público esclarecer suas razões, para suspender os atendimentos de cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais do SUS, a partir de segunda-feira, dia 22/12/2014.

O Hospital, ao longo dos anos vem buscando sua sustentabilidade, mas informa que o contrato vigente com a Prefeitura, quanto à prestação de serviços hospitalares, data de 2010 e, desde então, um novo contrato que atenda às necessidades da população e do próprio Hospital São José, não foi realizado, mesmo o hospital convocando os gestores, para esta negociação desde março de 2014.

Informa, ainda, que possui valores a receber num montante de 21 milhões dos gestores (Ministério da Saúde, Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Criciúma).
Além disso, o repasse de 4,4 milhões referente ao mês de novembro/14, ainda não foi repassado ao Hospital São José, ou seja, nenhum valor devido do mês de novembro foi pago.

Possuímos aproximadamente 1.500 funcionários e estamos recorrendo a empréstimos para honrar nossos compromissos. Da mesma forma, os honorários médicos e fornecedores estão em atraso, sem perspectiva de pagamento.

O Hospital São José, após muita discussão interna, procurou minimizar o impacto à população, e desta forma garantirá o atendimento de Urgência e Emergência (Pronto Socorro e Centro Obstétrico) assim como os Oncológicos e de Hemodiálise em andamento.

Os pacientes que possuem atendimentos/cirurgias eletivas agendadas para o Hospital São José, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, para que lá sejam encaminhados à outros serviços.

Agradecemos a compreensão.