Geral

Idosos da Afasc ganham dia de lazer em Torres

Cronograma foi iniciado nesta terça-feira (20) com a participação de 300 pessoas

Todos os anos a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) proporciona aos 74 grupos de idosos da instituição um dia de lazer e diversão. Nesta terça-feira (20) foi iniciado o cronograma de passeios com os idosos e a escolha foi pela cidade de Torres, no Rio Grande do Sul. Nove ônibus saíram de Criciúma, às 6h30min, levando 300 idosos para desfrutar da estrutura do Guarita Park Hotel, passeios pelo Parque da Guarita, praia, entre outras atividades. Ao retornarem da missão oficial e período de férias na Itália, o prefeito Márcio Búrigo, e a presidente da Afasc, Izabel Cristina Grijó Búrigo, que aterrissaram às 9h40min em Porto Alegre, já aproveitaram para a participação no encontro.

Os grupos foram acolhidos pela prefeita de Torres, Nilvia Pinto. Segundo ela, é uma honra para a cidade gaúcha receber os idosos de um município que eles têm tanto carinho. “Santa Catarina e Criciúma estão muito próximos de nós e ficamos muito felizes pela escolha. Esperamos que aproveitem bem um dos nossos melhores hotéis e as belezas da nossa cidade”, agradeceu. Para o prefeito que estava há mais de 25 horas em viagem, o encontro foi de alegria. “Tivemos em missão oficial, passamos por um período de descanso, mas não há nada melhor que retornar ao nosso país e encontrar os idosos com tanta alegria e disposição”, comentou. A presidente da instituição afirmou que para ela foi muito importante encontrar uma idosa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa da Afasc na Itália. “A participante do grupo da Cruz Vermelha estava lá e foi nos ver em uma reunião. É bom ver a terceira idade aproveitando a vida com tanta vitalidade”, avaliou.

Dia de diversão

Durante o dia os idosos participaram de caminhada no Parque da Guarita, jogos, baile, fizeram hidroginástica, ganharam três refeições e ainda fizeram um passeio pela cidade e praia. Dona Erondina Borges, de 86 anos, natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, participa do grupo do bairro São Marcos há dois anos. Conforme a senhora, mesmo sendo gaúcha, nunca havia ido a Torres. “Este está sendo o melhor passeio da Afasc. Tudo muito lindo aqui”, garantiu.

Quem concordou com a beleza do lugar foi a idosa do bairro Renascer, Ivonete João de Souza, de 68 anos. “Foi uma boa escolha esse passeio. A minha família já me trouxe aqui, mas hoje está muito divertido”, contou enquanto descansava da caminha. O gerente do hotel, Giba Figueiredo, ficou responsável por apresentar a cidade aos idosos. “Nós fizemos a caminhada com eles e depois vamos levá-los a praia para tirarem fotos e seguiremos pela beira do rio, quando podemos ver os dois Estados”, contou.

Colaboração: Jussi Moraes

[soliloquy id=”67595″]