Geral

Iemanjá será festejada neste domingo nas areias do Mar Grosso

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Rosas brancas e azuis vão tomar conta das areias da praia do Mar Grosso neste domingo (2). A data é festejada em todo o Brasil para homenagear a Mãe dos orixás, de acordo com os adeptos do candomblé e da umbanda. A tradicional festa de Iemanjá será realizada em frente a Praça do Villa, com início às 20h. 

A homenagem inicia com a carreata ao pôr do sol, saindo do bairro Progresso, na Rua Santa Rita de Cássia. A procissão vai passar pelas principais ruas de Laguna. O derramar de pipocas pelas ruas onde a carreata passa simboliza a prosperidade e abertura de caminhos.

O encontro independe de religião. Inúmeros fieis deixam à Iemanjá flores, perfumes, champanhe, velas, espelhos e batons, principais presentes recebidos pela rainha.

Saiba mais

Iemanjá é proveniente de uma nação chamada Egbá, na Nigéria, onde existe um rio com o mesmo nome deste orixá. Ela seria filha de Olokum (mar) e mãe da maioria dos Orixás. Sua cor é branca, associada ao orixá Oxalá e juntos teriam feito a criação do mundo.

Na África, Iemanjá é associada à fertilidade e fecundidade.

Nas danças míticas, seus iniciados imitam o movimento das ondas executando curiosos gestos, ora como se estivessem nadamdo no mar, abrindo os braços, ora levando as mãos à testa e ele¬vando-as ao céu, indicando as variações das ondas do mar. 

Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. Tem diversos nomes (ou qualidades) referentes à diversidade e às diferentes profundidades dos trechos do rio "Yemoja".

Ela representa a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela.

Complacente e pródiga, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos.