Educação

IFSC tem 38 vagas abertas para cursos superiores na região Sul do Estado

Quem fez o Enem e não zerou na redação, tem agora uma importante oportunidade de entrar no Ensino Superior

Quem fez o Enem e não zerou na redação, tem agora uma importante oportunidade de entrar no Ensino Superior. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com 38 vagas abertas para os cursos superiores na região Sul do Estado. São 20 vagas para o curso de Engenharia de Mecatrônica, que é ofertado no Câmpus Criciúma, e 18 vagas para o curso de tecnologia em Design de Moda, ofertadas no Câmpus Araranguá. As inscrições devem ser feitas até o dia quinta-feira (22) na página do MEC, através do link.

O sistema de reserva de vagas também se aplica ao Sisu: do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. No último processo seletivo, o IFSC reservou 50% das vagas dos cursos de graduação para ingresso via Sisu.

Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Não há cobrança de taxa de inscrição. Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

Os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro, em uma única chamada. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro, os estudantes não aprovados na primeira chamada podem manifestar interesse em participar de lista de espera.

Colaboração: Beatrice Gonçalves / Comunicação IFSC