Geral

Início da Quaresma dispara procura por peixes

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

Uma das mais fortes tradições cristãs durante a Quaresma é a troca da carne vermelha pelo peixe durante as refeições, como forma de penitência e de louvor a Deus. Por conta disso, a venda de pescados e frutos do mar aumenta significativamente nos estabelecimentos especializados.  De acordo com o comprador da rede de supermercados Manentti, Ismael Correa, neste ano os varejistas acreditam num incremento de aproximadamente 20% na quantidade de itens comercializados. “As famílias são muito tradicionais e religiosas, por isso continuam apostando no pescado. Como o preço continua praticamente o mesmo do ano passado, se mantendo estabilizado, acreditamos no aumento da demanda”, comenta Correa.

Como os supermercados não podem comercializar produtos resfriados, trabalham com toda a linha congelada de origem garantida. São diferentes variedades à disposição dos consumidores, e entre os mais vendidos destacam-se salmão, bacalhau, camarão e filés. Além deles, há outras alternativas. Pirão de peixe, lula, carne de siri e postas fazem parte do leque de opções. “Na Quaresma a procura no setor cresce mais de 30%. É a época do ano que mais são comercializados pescados, por isso nos preparamos para atender bem aos clientes”, pontua o comprador.

Para Marlene Rosa Bez Batti, este é um período de reflexão e penitência. Por isso, todas as quartas e sextas-feiras faz jejum de carne, optando pelos peixes na hora das refeições. “Na nossa família isso é tradição. Além de ser uma alimentação leve e saborosa, mantemos o espírito cristão, o sentimento de abstinência e compaixão, deixando a carne vermelha um pouco de lado. Com certeza este é o período do ano em que mais compramos pescados e frutos do mar”, pontua a senhora.

Nos supermercados Manentti, os clientes podem encontrar diferentes tipos de peixes e formas de exposição. Os mais em conta são as postas. Há de tainhota, papa-terra, entre outros. O filé de bacalhau congelado e o salmão, que se tornam cada vez mais populares entre os brasileiros, também estão disponíveis. Além disso, há os tradicionais filés de linguado, panga, pescada, etc. 

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação

Notícias Relacionadas

Ano letivo inicia com procura intensa pelo Ensino Médio e Técnico em conjunto, na SATC de Orleans

Pais de toda a região buscam na instituição, o diferencial na formação educacional de seus filhos.

Jovem de 23 anos é preso por tráfico de drogas em São Ludgero

Em ação conjunta da Polícia Civil e Militar, foram encontrados ainda 85 comprimidos de ecstasy

Caminhoneiro embriagado colide contra dois carros e foge da polícia em Orleans

Motorista seguiu dirigindo ainda por aproximadamente 3 km, até acatar a ordem de parada da Polícia Militar.

Motorista é flagrado dirigindo embriagado na SC-370, em Braço do Norte

Polícia ordenou parada, mas motorista desrespeitou.