Geral

Instalação de painéis educativos na cidade é proposta na Câmara de Vereadores

Intenção do IGP e do IML é chamar a atenção da população para os crimes e os acidentes da região

Foto: Vanessa Amando/Arquivo Engeplus

Foto: Vanessa Amando/Arquivo Engeplus

A instalação de diversos painéis educativos fixos pela cidade de Criciúma foi o pedido de apoio feito pelo técnico do Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma, Almir Fernandes. Ele usou o tempo destinado ao Horário Político para abordar o assunto na Sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma na noite dessa segunda-feira.

O painel – já instalado nas proximidades do presídio Santa Augusta e do IML – contém um resumo de informações e cenas arquivadas pelo instituto sobre as mortes associadas aos acidentes de trânsito e alguns crimes, como homicídios relacionados ao tráfico de drogas. A intenção, segundo ele, é instalar o outdoor em pontos de grande fluxo de pessoas, como o Parque das Nações, Delegacia Regional, na área central da cidade, nos bairros Próspera e Pinheirinho.

“Essa é uma forma de informar as pessoas, chamar a atenção delas e, ao mesmo tempo, fazê-las pensar sobre o assunto a fim de prevenir novas ocorrências. Somente neste ano, até o dia 29 de novembro, foram registrados 55 homicídios. Em 2013, foram 49 homicídios. Já em 2012, foram 70, e mais de 90% estão relacionados ao uso de drogas. Tentativas de homicídio foram 57 neste ano. Já o número de mortes no trânsito em 2014 soma 96”, disse Fernandes.

Ele ressaltou que diante dos números é preciso fazer algo e uma das ações será esse projeto. “No painel são expostas fotos e frases impactantes. São quase 300 fotos, que também ressaltam a questão educativa, por meio de chamada para não dirigir embriagado ou usar drogas. A ideia é querer tornar ele público e que outros no formato desses, sejam colocados em diversos locais da cidade”, comentou o perito do IML.

A presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tati Teixeira (PSD), destacou que essa ideia deve ser abraçada pela Casa. “Uma comissão de vereadores pode ser feita para discutir o assunto e dar os encaminhamentos necessários”, adiantou.

Colaboração: Daniela Savi / Comunicação Câmara de Vereadores de Criciúma