Geral

IPTU 2018 poderá ser acessado pela internet a partir desta sexta-feira (19), em Tubarão

Foto: Divulgação

A secretaria de Fazenda comunica aos contribuintes que os boletos do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exercício 2018, estarão disponíveis pela internet a partir desta sexta-feira (19).

 Na ferramenta, disponível no site da prefeitura (ou aqui), o cidadão poderá acessar o boleto da parcela única, ou ainda os boletos do parcelamento do imposto, caso opte por esta modalidade de pagamento.

 É importante ressaltar que nem todos conseguirão acessar o IPTU on-line. Dos 47 mil contribuintes ativos, aproximadamente sete mil receberão uma mensagem do sistema de “cadastro incompleto”, ao tentar acessá-lo. Isto ocorrerá em virtude da falta de algum dado, como o CPF, ou o número do imóvel, ou bairro e CEP equivocados, dentre outros. Neste caso, o contribuinte deve ir à Central do Cidadão para realizar a atualização do cadastro.

ENTREGA 

Nesta semana, os carnês do IPTU começaram a ser entregues pelos Correios aos contribuintes. Os que estão em dia com o tributo receberão um bônus adimplência de 10% de valor total do imposto, somados ao seguinte cronograma:

  • 1a Cota Única – Vencimento em 09/02/18 – 20% de desconto
  • 2a Cota Única – Vencimento em 12/03/18 – 15% de desconto
  • 3a Cota Única – Vencimento em 10/04/18 – 10% de desconto

O IPTU/2018 pode ainda ser dividido em até 10 vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 12/03/18. O valor das parcelas, no entanto, não pode ser inferior a R$ 70.

A estimativa da secretaria de Fazenda é de que haja um incremento de cerca de 8 milhões de reais este ano na receita, em relação ao exercício 2017, quando foram arrecadados R$ 16.266.000,00.

Notícias Relacionadas

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Levantamento mostra que 45% dos beneficiários do PIS/PASEP vão usar dinheiro extra para pagar dívidas em atraso

Para SPC Brasil, medida é importante para que o cidadão consiga sanar pendências e recuperar crédito no mercado. Cerca de14% dos brasileiros ainda não sabem se têm direito ao benefício

Exportação de carne do Brasil aumenta 12% no ano até agosto

China compra 65,8% mais, informa Abrafrigo

Prazo para pagamento da guia do alvará 2020 encerra dia 28 de fevereiro em Criciúma

Impressão dos boletos estão disponíveis no site da Prefeitura de Criciúma