Geral

Jovem de Cocal do Sul relata descoberta de câncer em vídeo cheio de humor

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A descoberta de um câncer deixa qualquer pessoa arrasada e muitas vezes desmotivada para uma vida normal, mas uma estudante de Cocal do Sul resolveu "fazer do limão uma limonada".Aline Iladi, de 22 anos, que tem um tumor entre os pulmões, resolveu fazer um vídeo relatando de forma extremamente bem humorada a origem da doença. A produção amadora postada no youtube na última quarta-feira já tem quase duas mil visualizações.

Estudante do curso de Artes Visuais da Unesc, Aline começou a sentir-se mal na metade de 2013. O câncer foi diagnosticado de fato em outubro. No vídeo de 11m51s ela faz um depoimento nada dramático sobre esse período. Assim é o Canal Zuera Terapia, um "diário eletrônico" bem diferente que combate a doença com uma dose forte de bom humor.

Quando descobriu a doença, Aline começou a pesquisar na internet depoimentos e vídeos sobre o tema e percebeu que o drama tomava conta da maioria das pessoas que tem câncer. Como ela sempre foi muito festeira, de sair para se divertir e beber de sexta-feira à domingo, decidiu aplicar esse estilo no diário. A amiga Bruna, que ajudou na produção do vídeo, também contribuiu para a ideia.

O depoimento foi gravado em casa. Aline fica sentada em uma cadeira com uma mesa cheia de medicamentos ao fundo. Já sem cabelos por causa da quimioterapia, ela arranca gargalhadas ao relatar situações curiosas como as consultas médicas e o mal estar enfrentado em dias de aula. Tudo isso é reforçado pelo trabalho do tio Samuel, que incluiu no vídeo efeitos especiais simples, mas bem criativos.

"Vi muito drama nos casos de pessoas com câncer, aí pensei em fazer alguma coisa diferente. Tem de enfrentar a doença de alguma maneira e como sempre fui assim nesse estilo bem irreverente aí criei esse vídeo", comenta a estudante que vive em Cocal com os pais e a cachorra Meg.

O bom humor e a vontade de ficar curada ajudam bastante no tratamento. A quimioterapia está dando resultados positivos e pode ser encerrada em dois meses. Os médicos acreditam que a doença pode ser 100% eliminada. Segundo matéria da Rádio Som Maior News, o câncer que tinha 13 centímetros foi reduzido a mais da metade.

Como o Canal Zuera Terapia é um blog, nos próximos dias devem ser criados e postados novos vídeos com mais depoimentos curiosos relacionados a doença, tratamento e o dia a dia de Aline.  Enquanto a cura não chega, Aline tenta manter uma rotina alegre como sempre foi. Quando não está muito debilidade pela quimioterapia até sai com os amigos em alguns barzinhos.

"Mas tenho de usar a máscara e ficar em um local bem ventilado e sem aglomeração de pessoas", conta.

Ainda em 2014, se tudo der certo, ela vai retomar as aulas na Unesc, finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e finalmente se formar.