Geral

Jovens deixam a folia e optam pela espiritualidade no Carnaval

Vinde e Vede reúne mais de mil jovens no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma

Enquanto no país do Carnaval as festas embalam multidões em clubes e ruas, no Sul do Estado quase dois mil jovens participam dos retiros católicos organizados pela Renovação Carismática Católica (RCC). Muito entusiasmo e realização se evidenciam nesses jovens, que em sua maioria participam do retiro Vinde e Vede, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma. No local, estão reunidos mais de mil jovens. O retiro teve início às 17 horas desse sábado, com a benção do bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e termina nesta terça-feira, às 11h45min, com uma missa também presidida pelo epíscopo.

Além dos momentos de pregação, animação, oração, cantos, dança e adoração, os jovens são convidados a também se encontrar com o Senhor por meio da confissão. De acordo com o coordenador diocesano do Ministério Jovem da RCC, Douglas Pierre, a 18ª edição do Vinde e Vede tem sido marcante. “A equipe de serviço trabalha bastante, com muito amor e nós vemos esse amor refletir nos jovens. Ontem foi um dia muito abençoado. Vimos pessoas verdadeiramente curadas, com lágrimas nos olhos, demonstrando que são tocadas por Deus”, ressalta Pierre.

Retiro de Criciúma é o maior do Estado – O Coordenador Estadual do Ministério Jovem da RCC,André de Oliveira, da Arquidiocese de Florianópolis, veio especialmente até Criciúma para conhecer o retiro. Segundo Oliveira, equipes do MJ estão visitando outros retiros pelo Estado e, segundo ele, o Vinde e Vede é o que congrega mais jovens, seguido pelo retiro da Diocese de Chapecó.

Pela primeira vez – Centenas de jovens que participam do Vinde e Vede são veteranos. É o caso do jovem Lucas Carvalho, de 23 anos, do grupo de oração jovem Seguidores de Cristo, do bairro Vila Zuleima, que participa há sete anos do Vinde e Vede. “Está muito bom, estou me surpreendendo, melhor que no ano passado. É uma experiência muito boa, a gente sempre aprende coisas novas. Com certeza, estar aqui é melhor do que estar em qualquer outro lugar. Saímos revigorados e alegres, com vontade de ir mais à missa, de participar das atividades da Igreja”, declara.

Quem participa pela primeira vez aprova, como no caso da jovem Gabriela Boarolli, de 15 anos, do grupo de oração jovem Mensageiros de Salete, do bairro Próspera. “Nunca tinha ido a nenhum retiro, nem de formação, e está sendo uma experiência nova, que mexe mesmo com a gente, com os nossos pensamentos”, relata Gabriela.

Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso/Comunicação Diocese de Criciúma 

[soliloquy id=”57661″]