Segurança

Jovens invadem escola para andar de skate e consumir drogas em Orleans

Portas arrombadas, forros arrancados, pisos e bancos quebrados e até portões cadeados entortados. Tais cenas estão sendo registradas com frequência na Escola de Educação Básica Costa Carneiro, no centro de Orleans. Os casos acontecem durante os finais de semana, quando adolescentes e jovens invadem a instituição para depredar o patrimônio e muitas vezes utilizar drogas.

Nem mesmo as câmeras de segurança da escola são capazes de inibir os vândalos. Às segundas-feiras, além do prejuízo financeiro para a manutenção e reparos dos danos deixados pelos marginais, pedaços de latas queimadas podem ser encontradas pelo pátio, possivelmente utilizadas para o consumo de crack.

De acordo com a diretora da instituição, Maria Aparecida Zanini Corrêa, a Cida, esta situação se arrasta por um longo período. Inclusive, boletins de ocorrências (BOs) foram registrados na Delegacia de Polícia. “É algo lamentável o que está acontecendo na nossa escola. Este tipo de atitude desses garotos nos deixa muito tristes, pois zelamos pelo patrimônio da escola, ensinando aos alunos de como manter a instituição em boas condições, mas em horários isolados, somos pegos de surpresa por estes vândalos”, destaca Cida.

O espaço coberto, onde ficam as mesas e os bancos, passou a ser uma pista de skate aos finais de semana. Bastante danificados, os bancos são feitos de obstáculos. “Começamos a observar que os pisos estão se quebrando, provavelmente com o impacto do skate com o chão. E isso tudo é confirmado nas imagens das câmeras”, afirma a diretora.

Como medida de segurança, a solução nestes casos seria a reforma completa dos acessos à escola. Telas e muros mais altos dificultariam a entrada destes adolescentes, minimizando assim as ocorrências. “Acredito que este seria um recurso, porém a escola depende da conscientização dos órgãos competentes para o fato. Não temos condições para realizar essa reforma”, finaliza Cida.

[soliloquy id=”84837″]