Geral

Laguna deve investir em Parque da Pedra do Frade

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

A Pedra do Frade, localizada ao norte do município de Laguna, sempre atiçou a curiosidade dos moradores e turistas, devido à sua posição inclinada, que não tem uma explicação definida. Agora, o local e seu mistério devem ser destacados com o Parque Municipal da Pedra do Frade, localizado a oito quilômetros do Centro de Laguna.

A ideia já ganhou formas e valores. O arquiteto Victor Fagundes está trabalhando no projeto, desenvolvido para a conclusão do curso na Udesc. Ele foi contratado pela Secretaria de Planejamento para aperfeiçoar a ideia e potencializar um dos pontos turísticos da cidade. “Quando conheci o local, me apaixonei. Tem uma potencialidade de beleza da paisagem, além da contemplação do litoral”, explica. 

Nesta primeira etapa da criação do parque, o prefeito Everaldo dos Santos, através de emenda parlamentar do deputado Edinho Bez, disponibilizou o valor de um R$ 1,2 milhão. A expectativa é de finalizar as adequações até setembro de 2014, quando o projeto será apresentando para a Caixa Econômica Federal. Uma comitiva já esteve em Brasília apresentando o projeto para o ministro do Turismo, Vinícius Lage, na tentativa de conseguir recursos para a finalização do parque. 

De acordo com o jornal Diário do Sul, a secretária de Planejamento Urbano, Grazielle Sitônio, salientou que as modificações deverão ser projetadas dentro das normas ambientais. A primeira etapa deverá contemplar a acessibilidade do público. Um projeto de lei para a criação do parque já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores de Laguna. Os técnicos da Fundação Lagunense do Meio Ambiente estão contribuindo com o processo. 

O parque a ser implantado é uma intervenção de baixo impacto, garantindo a preservação dos recursos naturais. Os atrativos são os elementos construídos que adequarão a mobilidade do sítio com espaços e edifícios projetados para receber pessoas e contemplar a paisagem existente. 
Para que todo o complexo do parque seja implantando, o valor ultrapassa R$ 9 milhões. O prefeito Everaldo dos Santos pretende conseguir mais recursos.